Cyber Monday

ATÉ 40% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como organizar vários exercícios dentro de um único projeto Dart no VS Code?

Neste semana iniciei os estudos em Dart e tenho usado o VS Code para fazer os exercícios da imersão.

Criei um único projeto chamado aula, e para cada novo exercício proposto eu costumo copiar o código anterior, salvar o antigo com outro nome e deixar o arquivo principal (aula.dart) limpo para a trabalhar no novo conteúdo. ( da pregunta/ ou do desafio).

Recentemente, comecei a salvar as versões anteriores com a extensão .md apenas para não perder o conteúdo e poder revisar depois, mas fiquei em dúvida se existe uma forma mais correta ou prática de manter todos esses exercícios dentro de um único projeto, sem precisar criar novas pastas ou projetos a cada aula.

A ideia é conseguir manter o aprendizado organizado, sem confusão de arquivos e sem perder o histórico.

Como vocês costumam fazer isso? Criam um projeto único para todas as aulas ou preferem um projeto separado para cada novo tema?

O Github, nesse caso em específico acredito não ser o mais recomendado pois não se trata do versionamente de versões de uma mesmo projeto, e sim de diversos pequenos projetos (pergutas/desafios/exemplos) dentro de um único que já foi criado.

2 respostas
solução!

Ola amigo.
Voce não precisa subir seus arquivos para o github toda vez mas pode utilizar o git sem medo para fazer o versionamento do codigo .
É uma boa pratica ao iniciar um projeto ja dar um git init e fazendo commits a cada mudança importante.
Respondendo a sua pergunta :
A forma mais prática é manter um único projeto e organizar os exercícios em subpastas, assim:

aula/
 ├─ bin/
 │   ├─ aula.dart        ← arquivo principal (pode ficar vazio ou ser o atual)
 │   ├─ exercicios/
 │   │   ├─ aula01.dart
 │   │   ├─ aula02.dart
 │   │   ├─ desafio01.dart
 │   │   └─ exemplo_funcoes.dart
 └─ pubspec.yaml

Como fazer:

• Crie uma pasta chamada exercicios (ou o nome que quiser) dentro de bin/.
  • Para cada novo exercício, salve o código como um novo arquivo .dart nessa pasta.
  • Quando quiser executar um exercício, rode:
    dart run bin/exercicios/aula01.dart

Assim você:

• Mantém tudo organizado em um único projeto.
  • Não perde histórico nem mistura códigos.
  • Evita precisar criar vários projetos separados.
    Resumindo:
    Um único projeto → várias pastas/arquivos organizados por aula.
    Lembrando que é apenas uma sugestão.
    A melhor forma de aprender na minha opinião é desenvolvendo projetos baseado no que aprendeu nas aulas.
    Qualquer duvida comente ai.
    Bons estudos.

Obrigado, Ronaldo.

Vou fazer essa adaptação sugerida, acredito que vai atender a minha intenção inicial. A possibilidade de executar o exercício de forma individual o torna a melhor opção. Estava tentando entender com seria possível sem entrar em conflito com o arquivo principal do projeto.