Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como funcionam os testes de integração?

Não consigo entender como esse tipo de teste funciona, alguém poderia me ajudar, temos poucos cursos sobre o assunto, mas os fluxos de teste são pequenos, alguém tem um projeto maior e estruturado onde possuem testes inseridos para me explicar? Agradeço desde já.

3 respostas
solução!

Olá Alexandre, tudo bem?

Os testes de integração são responsáveis por testar a integração entre diferentes partes de um sistema, verificando se os componentes se comunicam e funcionam corretamente em conjunto.

Em um projeto maior e estruturado os testes de integração geralmente envolvem a execução de vários testes unitários de forma conjunta, simulando o comportamento do sistema como um todo. Eles são executados em diferentes camadas do sistema, testando a interação entre diferentes módulos e serviços. Um exemplo prático de teste de integração seria verificar se o cadastro de um usuário no sistema está funcionando corretamente quando integrado com o envio de e-mails de confirmação. Para isso, seria necessário criar um teste que simule a ação de cadastrar um usuário e verificar se o e-mail de confirmação foi enviado corretamente.

Para exemplificar, imagine um sistema de comércio eletrônico que envolve um banco de dados, um serviço de pagamento, um serviço de envio de e-mails, um serviço de autenticação e uma interface web. Os testes de integração nesse sistema poderiam envolver a execução de vários cenários de teste, como por exemplo:

1. Testar a integração entre o serviço de pagamento e o banco de dados, verificando se as transações são corretamente registradas no banco de dados e se os pagamentos são efetuados corretamente;
  2. Testar a integração entre o serviço de envio de e-mails e a interface web, verificando se os e-mails são corretamente enviados quando um usuário faz uma compra;
  3. Testar a integração entre o serviço de autenticação e a interface web, verificando se os usuários conseguem corretamente se autenticar e acessar as funcionalidades do sistema.

Para implementar esses testes em Java é comum utilizar frameworks de testes como JUnit e TestNG, que permitem escrever testes de forma automatizada e executá-los em diferentes cenários. Também é comum utilizar ferramentas de mock para simular o comportamento de diferentes serviços e componentes permitindo testar assim as integrações de forma mais isolada e controlada.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ajudou sim Otávio, sabe me dizer se na alura temos algum curso de um projeto maior e mais estruturado, que represente um cenário mais de negócios, a nível empresarial com testes utilizando ferramentas de mock como o mockito por exemplo, é o que estou sofrendo por exemplo no meu dia a dia. Queria algo mostrado na pratica.