Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como fazer meu app imprimir por uma impressora que esta na rede?

Eu estou começando desenvolver no android e gostaria de imprimir numa impressora que tenho na rede.

A ideia é eu fazer um campo de texto para fazer a conexão via IP e depois de conectada a impressora imprimir por ela, mas não faço ideia de como fazer, se tiver alguem que possa me explicar, ou indicar algum lugar que explique como posso fazer essa função por gentileza

Obs: Estou utilizando android studio e programando em java

2 respostas
solução!

Olá, João.

Tudo bem?

Para imprimir em uma impressora de rede a partir de um aplicativo Android, você pode tentar usar a API de impressão do Android.

Aqui está um exemplo básico de como você pode fazer isso:

  1. Primeiro, você precisa criar um objeto PrintManager:
PrintManager printManager = (PrintManager) getSystemService(Context.PRINT_SERVICE);
  1. Em seguida, você precisa criar um objeto PrintJob:
PrintJob printJob = printManager.print(jobName, printAdapter, new PrintAttributes.Builder().build());

Neste exemplo, jobName é uma string que identifica o trabalho de impressão, e printAdapter é uma instância de PrintDocumentAdapter que você precisa criar. O PrintDocumentAdapter é a classe que o Android usa para interagir com o seu aplicativo durante o processo de impressão.

Para conectar-se à impressora via IP, você pode usar a classe Socket. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

Socket socket = new Socket(ipAddress, port);

Neste exemplo, ipAddress é uma string com o endereço IP da impressora, e port é o número da porta que a impressora está usando.

Por favor, note que esses são apenas exemplos básicos. A implementação real pode ser mais complexa, dependendo dos detalhes específicos do seu aplicativo e da impressora.

Recomendo que você consulte a documentação oficial do Android para obter mais informações sobre a API de impressão (https://developer.android.com/reference/android/print/PrintManager) e a classe Socket (https://developer.android.com/reference/java/net/Socket).

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software