Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] COMO DESENVOLVER COM FLUTTER PARA WINDOWS ?

Fiz todas as formações necessárias para desenvolvimento em Flutter para Android, e estou desenvolvendo a aplicação, que vai muito bem.

Agora chegou a hora de começar o desenvolvimento do backend no Windows, mas não achei nenhum curso ou material sobre como desenvolver especificamente para Windows, pelo que eu vi não é exatamente como desenvolver para Android.

Me falaram que tem que usar um pacote chamado "fluent_ui" mas achei pouquíssimas informações.

Alguém me dá uma luz, por favor ?

1 resposta
solução!

Oii, tudo bem?

Que bom saber que seu desenvolvimento em Flutter para Android está indo bem! Agora, sobre desenvolver para Windows com Flutter, realmente há algumas diferenças em relação ao desenvolvimento para Android, mas nada que você não consiga dominar com um pouco de prática.

Para começar, é importante garantir que você tenha o ambiente de desenvolvimento configurado corretamente para compilar aplicações Flutter para Windows.

Configure o Flutter: Atualize o Flutter para a versão mais recente e certifique-se de que o canal 'stable' está ativo. Na documentação do Flutter tem os passos que você precisa seguir, leia mais aqui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Crie um novo projeto: Você pode criar um novo projeto Flutter com suporte para Windows usando o comando:

flutter create my_windows_app
cd my_windows_app
flutter run -d windows

Todos esses passos você encontra na documentação também.

Sobre o pacote fluent_ui, ele é bastante útil para criar interfaces no estilo do Fluent Design System da Microsoft, que é a linguagem de design usada no Windows. Temos a documentação também, onde você encontra passos como: motivação, manutenção e instalação.

Um exemplo de implementação básica:

import 'package:fluent_ui/fluent_ui.dart';

void main() {
  runApp(MyApp());
}

class MyApp extends StatelessWidget {
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return FluentApp(
      title: 'Flutter Windows App',
      theme: ThemeData(
        brightness: Brightness.light,
        accentColor: Colors.blue,
      ),
      home: MyHomePage(),
    );
  }
}

class MyHomePage extends StatelessWidget {
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return ScaffoldPage(
      header: PageHeader(title: Text('Home Page')),
      content: Center(child: Text('Hello, Windows!')),
    );
  }
}

Esse código cria uma aplicação básica com uma interface no estilo do Fluent Design. A partir daí, você pode explorar mais componentes e funcionalidades oferecidas pelo pacote fluent_ui.

Sobre o curso, você pode sugerir aqui a criação de um curso.

Um abraço e bons estudos.