Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como consigo fazer esse tipo de gráfico com quadrantes pelo Google Sheets?

Estou buscando justamente aprendera fazer esse tipo de gráfico para demonstrar uma matriz de materialidade, mas não achei a função pelo Google Sheets. Pelo Looker será possível? Estou animada em começar esse curso, espero aprender muito. Mas aceito dicas se alguém já souber como fazer o gráfico!!

2 respostas
solução!

Oi Joyce, tudo bem?

Infelizmente não há esse visual nativamente nas ferramentas. Portanto, neste caso, o que você pode fazer uma adaptação utilizando um gráfico de dispersão. Abaixo deixo uma sugestão de passos para que você possa iniciar o seu projeto.

Criar os dados

  1. Abra o Google Sheets.

  2. Insira os seguintes dados em duas colunas:

    • Coluna A: valores do eixo X.
    • Coluna B: valores do eixo Y.

    Abaixo deixo um exemplo:

    A imagem mostra uma planilha com três colunas: **Empresa**, **Capacidade de I** (possivelmente "Capacidade de Inovação", mas o título está cortado), e **Visão Completa**. As linhas contêm nomes de empresas de tecnologia e seus respectivos valores nessas duas métricas. A célula **B2** está selecionada e contém o valor **8** para a empresa **TechCorp**. A lista inclui empresas como **InnoSoft, FutureAI, CloudNet, DataWise, CyberSafe e GreenIT**, cada uma com diferentes valores para as métricas mencionadas.

Criar um gráfico de dispersão

  1. Selecione os dados (excluindo os títulos)

  2. Vá até a guia InserirGráfico.

  3. No painel "Editor de gráficos", escolha Gráfico de dispersão.

    A imagem mostra um gráfico de dispersão no Google Planilhas comparando "Visão Completa" e "Capacidade de Execução". O gráfico exibe pontos dispersos em um plano cartesiano, onde o eixo X representa a "Capacidade de Execução" e o eixo Y a "Visão Completa". Na lateral direita, há o menu de edição de gráficos, com a aba "Configuração" aberta, onde o tipo de gráfico está definido como "Gráfico de dispersão"

Ajustar o gráfico para quadrantes

  1. Padronizar os eixos:

    • Clique duas vezes no eixo X → Vá até "Personalizar" → "Eixo horizontal".
    • Defina o limite mínimos e máximos para criar os quatro quadrantes. Utilizei mínimo -10 e o máximo 10.
    • Repita o mesmo para o eixo Y.

    A imagem exibe a aba "Personalizar" no editor de gráficos do Google Planilhas, com a seção de configuração do eixo horizontal expandida. Dentro dessa seção, há opções para personalizar a fonte e o tamanho do marcador, o formato do marcador (negrito e itálico), e a cor do texto. A parte inferior destaca os campos "Mínimo" e "Máximo", configurados com os valores -10 e 10, respectivamente, para definir os limites do eixo horizontal do gráfico.

Agora, o gráfico terá quatro quadrantes iguais e cada ponto estará distribuído corretamente.

A imagem exibe um gráfico de dispersão no Google Planilhas, com o título "Visão Completa versus Capacidade de Execução". O eixo X está rotulado como "Capacidade de Execução" e varia de -10 a 10, enquanto o eixo Y está rotulado como "Visão Completa" e também varia de -10 a 10. O gráfico contém pontos de dados representados por marcadores azuis

Deixo como sugestão também a leitura do artigo Como criar um gráfico de quadrantes no Planilhas Google. Ele está em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática do navegador.

Destaco que pode ser necessário realizar alguns ajustes para tornar o visual mais semelhante ao quadrante do Gartner. E reforço que esta é apenas uma adaptação.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Muito obrigada