Como faço para pesquisar um valor por exemplo, utilizando como referencia o Nome do produto, a Unidade e uma data especifica.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como faço para pesquisar um valor por exemplo, utilizando como referencia o Nome do produto, a Unidade e uma data especifica.
Você consegue realizar essa pesquisa utilizando a fórmula SOMASES() que permite utilizar vários critérios, desde que eles não se repitam, ou seja estejam duplicados.
Prezado eu costumo utilizar uma coluna extra, onde concateno o conteúdo, exemplo:
Se você estiver utilizando as colunas B, C e D, você pode cria uma nova coluna na frente dos dados com uma fórmula de concatenação direta. Por exemplo, você iria inserir essa fórmula em A1:
=B2&C2&D2
Na outra célula onde você colocará a função PROCV você utilizará como critério (condição da busca) também uma concatenação do que você está buscando, no exemplo abaixo consideramos que o valor que você quer está na coluna E:
=PROCV("**concatene aqui as suas condições**";A:B;4;0)
Existem outras formas de realizar essa busca utilizando adicionalmente as funções de Índice e correspondência do excel.
Uma outra opção é colocar tudo em uma única fórmula, ou seja, inserir a concatenação dentro do parametro da fórmula PROCV
Não sei se entendi o que você quer fazer, mas aqui segue um passo a passo do que eu acho que você quer.
Faz uma busca de uma categoria (nome) e retorna dados/outras categorias relacionados a aquele nome (nome, telefone etc)
Para fazer isso, você pode utilizar uma combinação de funções, como o PROCV com o ÍNDICE e o CORRESP. A ideia é utilizar o PROCV para localizar o valor procurado (nome, no seu exemplo) e usar o valor retornado pelo PROCV como referência para a função ÍNDICE, que vai retornar as outras colunas correspondentes a esse valor.
Veja um exemplo de fórmula que pode ser usada para retornar as colunas de endereço, idade e telefone, dado um nome procurado na coluna A:
=ÍNDICE(B:C;CORRESP(E2;A:A;0);)
Nesse exemplo, a fórmula utiliza o ÍNDICE para retornar as colunas B e C (endereço, idade e telefone), e o CORRESP para localizar a linha correspondente ao nome procurado (na célula E2, por exemplo) na coluna A. O argumento "0" na função CORRESP indica que a procura é exata.
A fórmula acima retorna os valores das colunas B e C na mesma linha onde o nome procurado foi encontrado na coluna A.