Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como alterar a porta de uma API no meu projeto sem conflito com o frontend?

Oi, pessoal!

Estou com uma dúvida no meu projeto. Eu tenho uma API e um frontend rodando em localhost, e sempre que abro os dois, ambos tentam usar a porta 3000, o que gera um conflito.

Antes, a minha API estava configurada para rodar na porta 8000, mas agora ela está usando a porta 3000, causando esse problema de sobreposição. O frontend está usando a porta 3001, e até então não tive problemas com isso, mas percebo que alguns arquivos da API ainda podem estar configurados para a porta 8000.

Como sou novo nesse assunto, estou com um pouco de receio de mexer diretamente nesses arquivos sem entender completamente as consequências. Eu gostaria de mudar a porta da API de volta para 8000 (ou para outra porta qualquer) e garantir que o frontend continue funcionando normalmente na porta 3001, sem causar conflitos.

Como faço para alterar a porta da API corretamente? E como ajusto o frontend para garantir que ele faça as requisições à nova porta da API?

Agradeço muito a ajuda de quem puder me orientar!

1 resposta
solução!

Oi Pedro,

Entendo sua dificuldade com as portas 🙄.

É comum esse tipo de conflito quando trabalhamos com frontend e backend rodando localmente. Vamos resolver isso!

Para alterar a porta da sua API, você precisará encontrar o arquivo de configuração do seu projeto backend.

Geralmente, essa configuração está em um arquivo com nome como server.js, app.js ou algo similar, dependendo da linguagem e framework que você está usando (Node.js, Python, etc).

Dentro desse arquivo, procure pela linha onde a porta é definida. Ela pode se parecer com algo como:

// Exemplo em Node.js
const port = 3000;
app.listen(port, () => {
  console.log(`Servidor rodando na porta ${port}`);
});

Altere o valor da variável port para 8000 (ou qualquer outra porta que desejar) e salve o arquivo.

// Exemplo em Node.js
const port = 8000;
app.listen(port, () => {
  console.log(`Servidor rodando na porta ${port}`);
});

No seu frontend, você precisará ajustar a URL base das requisições para apontar para a nova porta da API. Se você estiver usando fetch ou axios, por exemplo, procure onde a URL base é definida e altere para http://localhost:8000 (ou a porta que você escolheu).

// Exemplo com fetch
fetch('http://localhost:8000/api/algumacoisa')
  .then(response => response.json())
  .then(data => console.log(data));

Para saber mais: Documentação do Node.js sobre como configurar o servidor.

Continue praticando e explorando, você está no caminho certo! 🤔