1
resposta

[Dúvida] Como acessar os dados do SharePoint com python

bom dia!

Estou aprendendo python, quero desenvolver uma aplicação onde o python possa ler os arquivos do Excel dentro SharePoint, poderia fazer uma sincronização para dentro do PC mas isso vai consumir memoria. Tentei fazer em um notebook dentro do colab e nao estou conseguindo poderiam me ajudar? Para acessar os SharePoint tenho que colocar login e senha.

estava tentando essa Office365-REST-Python-Client e nao consegui.

1 resposta

Oie Rony, tudo ok?

Ler arquivos do Excel dentro do SharePoint com autenticação e sincronização local pode ser um desafio, especialmente quando se trata de ambientes online, como o Microsoft SharePoint. O pacote Office365-REST-Python-Client é uma opção viável para trabalhar com o SharePoint, mas a configuração pode ser um pouco complexa. Abaixo, vou guiá-lo em como você pode abordar esse problema:

1. Instale as bibliotecas necessárias: Você precisará instalar as bibliotecas necessárias para trabalhar com o SharePoint e autenticação. Você pode instalar o Office365-REST-Python-Client, bem como a biblioteca pandas para manipulação de dados do Excel.

pip install Office365-REST-Python-Client pandas

2. Configure a Autenticação: Para acessar o SharePoint, você precisará configurar a autenticação. Você pode usar o fluxo de autenticação OAuth 2.0 para autenticar sua aplicação com o SharePoint Online. O Office365-REST-Python-Client oferece suporte a esse tipo de autenticação. Aqui está um exemplo simplificado:

from office365.sharepoint.client_context import ClientContext

# Defina os detalhes de autenticação
site_url = 'https://suaempresa.sharepoint.com/sites/seusite'
username = 'seu_email@empresa.com'
password = 'sua_senha'

# Crie o contexto do cliente
ctx = ClientContext(site_url).with_credentials(username, password)

# Agora você pode usar o contexto para acessar o SharePoint

3. Acesse e Baixe Arquivos do SharePoint: Agora que você configurou a autenticação, pode acessar e baixar arquivos do SharePoint. Aqui está um exemplo de como baixar um arquivo Excel do SharePoint:

from office365.sharepoint.files.file import File

# URL do arquivo no SharePoint
file_url = "/sites/seusite/Document Library/seuarquivo.xlsx"

# Carregue o arquivo
file = File(ctx, file_url)
with open("local_path/seuarquivo.xlsx", "wb") as local_file:
    file.download(local_file)

4. Ler o Arquivo Excel com o Pandas: Você pode usar a biblioteca pandas para ler o arquivo Excel que você baixou para o seu sistema local:

import pandas as pd

excel_file_path = "local_path/seuarquivo.xlsx"
df = pd.read_excel(excel_file_path)

Lembre-se de que isso é um exemplo simplificado e que a configuração e os detalhes exatos podem variar com base nas configurações específicas do seu ambiente SharePoint Online.

Certifique-se de manter suas credenciais seguras e considere o uso de métodos de autenticação mais seguros, como tokens de acesso, dependendo das políticas de segurança da sua organização.

Por fim, se você estiver tendo problemas específicos com a configuração ou autenticação, você pode entrar em contato com o suporte técnico da Microsoft para obter assistência adicional.

Espero que este guia tenha sido útil.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓