Olá Vinicius, tudo bem com você?
É uma ótima pergunta.
A Clean Architecture foca na separação do código em camadas para manter o sistema organizado, facilitando a manutenção, a escalabilidade e a testabilidade. Ela não se preocupa especificamente com o domínio do negócio, mas sim com a estrutura geral do software.
Por outro lado, o Domain-Driven Design é uma abordagem que coloca o domínio do negócio no centro do desenvolvimento e procura envolver os especialistas de domínio no processo de design. O DDD ajuda a criar um modelo de domínio rico e bem definido, o que pode ser extremamente útil em sistemas complexos onde as regras de negócio e a lógica são cruciais.
De fato, muitas vezes você encontrará que a Arquitetura Limpa pode ser implementada utilizando as diretrizes do DDD para modelar o domínio. Por exemplo, você pode ter uma camada de Domínio no seu projeto que contenha todas as entidades, objetos de valor e regras de negócio, seguindo os princípios do DDD, enquanto as outras camadas da Arquitetura Limpa (como a camada de Interface do Usuário, a camada de Aplicação e a camada de Infraestrutura) seguem as diretrizes de separação de responsabilidades da Arquitetura Limpa.
Portanto, não é uma questão de escolher entre uma ou outra, mas de combinar esses conceitos de forma apropriada para o contexto do seu projeto e para atender às suas necessidades de design e desenvolvimento.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!