1
resposta

Dúvida: class="container principal"

Notei que a instrutora optou por criar duas classes, 'container' e 'principal', em vez de usar apenas uma. Gostaria de entender um pouco mais sobre o raciocínio por trás dessa escolha. Quais são as vantagens ou considerações por trás dessa opção. Poderia ter sido apenas class="container__principal" ? ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ) ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

1 resposta

Fala Pedro!

Vamos super que no meu site eu tenha algumas páginas de venda de cursos, nelas eu vou ter um bloco principal com o título do curso e uma imagem de fundo, vou ter também um bloco abaixo do principal com uma lista dos benefícios do curso, então eu poderia ter duas classes, um para o bloco principal e outra para o beneficios, ficando assim no CSS:

.principal { background-image: URL("../assets/images/background.png"); color: white; font-size: large; height: 100vh; }

.beneficios { background-color: grey; color: black; border: 2px solid black; height: 100vh; }

Fazendo assim eu consigo exatamente a estilização que eu quero em ambos os blocos que eu colocar essas classes, mas percebe que eu estou repetindo código?

Em ambos as classes no CSS eu repito o "height: 100vh", isso significa que caso que eu mude de ideia sobre o height 100vh eu vou precisar olhar todas as classes e modificar em todas elas. O ideal seria ter mais uma classe, ficando assim:

.container { height: 100vh; }

.principal { background-image: URL("../assets/images/background.png"); color: white; font-size: large; }

.beneficios { background-color: grey; color: black; border: 2px solid black; }

Dessa forma o codigo nao fica duplicado, facilitando a leitura e a manutenção no futuro, quando você precisar mudar o height irá precisar mudar somente uma vez na classe container.

Em um projeto pequeno pode parecer bobeira se preocupar com isso, mas imagine aquele projetão com dezenas e dezenas de paginas, um e-commerce por exemplo, serão milhares de linhas de codigo e fica muito mais facil se perder na hora de dar manutenção.

Acredito que a professora deve estar tentando desde o inicio ensinar esse tipo de boa pratica, quanto menor a quantidade de codigo duplicado, melhor ficará o seu codigo para dar manutenção.

Se teve algum ponto que nao ficou tão claro me avisa que eu tento explicar com mais exemplos.

Até!