3
respostas

[Dúvida] Cálculo da "Diferença"

Boa tarde!

Na parte inicial da análise, adiciona-se a coluna "Diferença" para calcular a diferença de clientes ativos entre um mês e seu anterior; nesse caso por que esse resultado começa acompanhando a célula do mês de janeiro e não fevereiro? O cálculo de "= fevereiro - janeiro" (que no caso é 2015) não deveria estar junto ao mês de fevereiro (uma linha abaixo) e assim por diante?

Anexei a foto da minha dúvida para facilitar a compreensão.

Print da aula

3 respostas

Ei! Tudo bem, Giovanna?

Realmente parece contraintuitivo, mas é uma questão de como a tabela está organizada para facilitar a visualização. A diferença mostrada na linha de janeiro reflete a variação de clientes entre janeiro e fevereiro. Isso é feito para manter todas as informações de um mês numa mesma linha, facilitando a leitura. Por exemplo, ao lado de janeiro, você vê quantos clientes foram perdidos ou ganhos em relação a fevereiro.

O churn (taxa de cancelamento) é calculado dividindo o número de clientes perdidos pelo total de clientes no início do mês. Por exemplo: se em janeiro você tinha 200 clientes e 20 cancelaram, o churn é 20%. Em fevereiro, se ganhou 40 novos clientes, mas 20 cancelaram, o churn seria 20%. Mesmo com novos clientes, um churn alto pode indicar problemas. Se os ganhos superam as perdas, o churn pode ser negativo, indicando crescimento na base de clientes.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Giovanna!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Creio que se tinha 200 no início do mês e perdeu 20 então o churn rate é de 10%, não?

E em fevereiro, a minha base nova é de 180, pois eu perdi 20 dos 200 de janeiro. Então, se eu ganhei 40 novos clientes meu Churn Absoluto é de 20, que seria dado por 220 (180 base de fevereiro + 40 dos novos clientes) - 200 que seria a base de clientes ativos em março (220 base de fevereiro - 20 que desistiram) , mas o Churn Percentual seria de 11,11%, creio que você acabou misturando os conceitos de Churn Absoluto e Churn Percentual, Nathalia.

Respondendo à pergunta da Giovanna, a coluna Diferença ali era somente a diferença de clientes ativos entre um mês e outro, ou seja, é um dado registrado entre o primeiro dia de janeiro e o primeiro dia de fevereiro. Por isso que o dado fica na mesma linha, porque é referente ao que ocorreu durante o mês de Janeiro. Depois disso, subtraindo os clientes novos de Janeiro o professor explica o Churn Absoluto, que é o número de clientes que desistiram durante Janeiro, até começar Fevereiro. Em resumo, como são dados referentes à coleta durante o mês de Janeiro, ficam na mesma linha do mês de Janeiro.

Fiz uma versão simplificada a partir da tabela do professor no vídeo e do exemplo da Nathalia e está em um dos prints a seguir.

Print exemplos Print cálculo do churn absoluto Print cálculo do churn percentual

Espero ter ajudado :)

Vitória Melodie