Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Automatização em planilhas diferentes

Bom dia! Como faria para que uma planilha seja alimentada automaticamente em sua base, quanto a outra planilha (mestre) for alimentada na base?

Por exemplo: Um setor x de uma empresa alimenta a planilha mestre, e outro setor y da mesma empresa tem a planilha alimentada automaticamente pela mestre.

4 respostas
solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Como sugestão, no Excel, você pode usar a função PROCX para atualizar automaticamente os dados entre duas planilhas. Por exemplo, você pode buscar o Nome do Produto na planilha mestre com base no ID do Produto na planilha secundária usando =PROCX(A2; PlanilhaMestre!A:B; 2; 0). Garanta que as fórmulas estejam certinhas apontando para os dados mais recentes para garantir atualizações automáticas, especialmente em versões offline do Excel. Em versões online como o Excel 365, as atualizações são mais dinâmicas.

Outra alternativa é utilizar as macros VBA(Visual Basic for Applications), o método possui uma flexibilidade para criar ações personalizadas na planilha. Você pode configurá-las para atualizar manual ou automaticamente, manipulando os dados conforme necessário. Porém, o seu uso requer conhecimento em VBA, a linguagem de macro do Excel. Para começar, abra a aba Desenvolvedor, acesse o editor de VBA clicando em "Visual Basic" e escreva o código para acessar e manipular os dados das planilhas. Em seguida, execute a macro manualmente ou configure-a para execução automática. Aqui na Alura temos uma formação em pré-lançamento sobre VBA, a VBA: da macro ao código, caso queira conhecê-la fique à vontade.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Conte sempre conosco e abraço!

Nathalia, boa tarde! Deu certo a sua sugestão! Muitíssimo Obrigado!

Nathalia, bom dia! Tenho outra dúvida.

Se eu fizer uma cópia de planilha ou pasta, e renomear com nome diferente da mestre, eu perderia os dados da mestre? Desvincularia os dados?

Oii, Eduardo! Joia?

Os dados não se perdem, mas a planilha mestre não obterá essa alteração. Exceto se elas estão configuradas para "sofrer" essa atualização sincronizada.

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software