1
resposta

Dúvida aula escrevendo funções

Pessoal, bom dia! Estou fazendo o curso SQL Server T-SQL com Microsoft SQL Server 2017. No mão na massa da aula Escrevendo Funções, tem a seguinte consulta.

SELECT A.CPF, A.NUM_NOTA, B.TOTAL_FATURAMENTO FROM (
SELECT CPF, (
    SELECT COUNT(*) FROM 
        [dbo].[ListaNotasCliente](CPF)
) AS NUM_NOTA
FROM [TABELA DE CLIENTES]) A INNER JOIN (
    SELECT CPF, 
    SUM([dbo].[FaturamentoNota](NUMERO)) 
        AS TOTAL_FATURAMENTO
FROM [NOTAS FISCAIS] GROUP BY CPF) B
ON A.CPF = B.CPF

Pra mim retornaram 14 linhas. Não vi a nota número 100. Não descobri por ela não foi listada. Alguém me ajuda? Obrigada!

1 resposta

Olá! Tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Note que nessa consulta, tem o objetivo obter informações relacionadas ao CPF dos clientes, o número de notas fiscais associadas a cada CPF e o total de faturamento para cada CPF. Ou seja, para cada cpf, ele vai retornar a quantidade de notas fiscais e o faturamento total.

A tabela gerada referente a essa consulta será:

Tabela resultado da consulta que retorna  para cada cpf,  a quantidade de notas fiscais e o faturamento total.

O campo NUM_NOTA é referente a quantidade de notas por cliente (utilizando a funcionalidade COUNT). Portanto, consulta não tem como objetivo exibir a nota em si. Por isso, que não é retornado a nota número 100.

Aproveito para informar que esse curso ganhou uma versão atualizada: Microsoft SQL Server 2022: conhecendo o T-SQL

Espero ter ajudado.

Caso surja quaisquer dúvida, fico à disposição.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software