Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Audios

Olá! Tenho uma dúvida sobre a questão dos áudios em geral, deixo meu computador com volume geral de 80, sempre que vou editar algum clipe ou algo que tenha músicas de fundo eu acho sempre muito alto, igual a trilha apresentada na aula, porém sempre q eu postava em alguma plataforma eu sentia que ficava muito baixo o volume pq eu acaba alterando na hora da edição por achar que estava num volume bom. Então queria tirar essa dúvida, se tem algum parametro pra visualizar melhor a questão do audio ou se eu que sou maluca de deixar meu som no 80% kkkkkkkk

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta
solução!

Oi, Luana!

Essa dúvida é muito comum entre quem tá começando a editar vídeos, o volume que você ouve durante a edição pode enganar, porque depende da configuração do computador e dos fones/caixas de som, não do volume real do arquivo.

O ideal é não confiar apenas no que você escuta, e sim olhar os medidores de áudio (audio meters) do Premiere Pro. Eles mostram visualmente a intensidade do som em decibéis (dB).

Durante a edição, observe os picos do áudio:

• Falando em voz: o ideal é que a faixa de voz principal fique entre –6 dB e –3 dB.
  • Músicas e trilhas de fundo: devem ficar mais baixas, normalmente entre –18 dB e –12 dB, para não competir com a fala.
  • Evite ultrapassar 0 dB, pois isso causa distorção e o som “estoura”.

Uma boa prática é sempre mixar com base no medidor, não no volume do computador. Se você costuma deixar o som no 80%, não tem problema, mas o que importa é o equilíbrio entre as faixas dentro do Premiere.

Dica final: ao exportar, teste o vídeo em diferentes dispositivos (celular, fone e computador). Assim, você ajusta o volume pensando na média de quem vai assistir, é o que os editores chamam de “referência auditiva”.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!