Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] ASPECT RATIO

Bruno, surgiu uma dúvida durante a explicação do Aspect Ratio. Você comentou que o mais importante é colocar o vídeo sempre no Aspect Ratio correspondente da resolução. Por exemplo se tenho um vídeo 4:3 e preciso colocar na saída 16:9 , com isso preciso renderizar no aspect 16:9 , certo? mas não esticará o vídeo na saída?? Como funciona se tenho um vídeo original com aspect menor ? mexo na resolução?? Obrigado.

2 respostas
solução!

Oi Jose, tudo bem?

Quando você tem um vídeo com Aspect Ratio de 4:3 e precisa convertê-lo para 16:9, há algumas opções para evitar distorções.

Você pode adicionar Faixas Pretas:

• Letterboxing: Se você está convertendo um vídeo 4:3 para 16:9, pode adicionar faixas pretas nas laterais (pillarboxing). Isso mantém a proporção original do vídeo sem distorção.
  • Pillarboxing: No caso contrário, se fosse um vídeo 16:9 para 4:3, adicionaria faixas pretas em cima e embaixo (letterboxing). Cortar (Crop):

Outra opção é cortar partes do vídeo para ajustá-lo ao novo Aspect Ratio. No seu caso, você cortaria a parte superior e inferior do vídeo 4:3 para que ele se encaixe em 16:9, mas isso pode resultar na perda de algumas informações nas bordas. Evite esticar o vídeo, pois isso distorce a imagem, tornando-a menos agradável de assistir.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Fala José, tudo certo?

Sua dúvida é muito pertinente. Esticar o vídeo para o novo formato realmente é uma das maneiras de fazer a adapatação, mas imagino que você já tenha reparado que o vídeo não fica legal dessa forma, se for o caso, saiba que eu concordo com você e a maioria do mercado também.

Uma outra forma é cropar o vídeo. Crop é nome que a gente dá para um recorte dos frames do vídeo. Veja: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade o vídeo original é 3:4 mas a gente pode aumentar a escala dele até que toda área do 16:9 seja preenchida e assim a gente perde um pouco do frame na parte inferior e/ou superior. Apesar da informação perdida, o vídeo não se distorce a solução fica mais elegante.

E ainda existe uma terceira forma chamada Letterboxing, onde aumentamos o vídeo sem distorce-lo e sem perder nenhuma informação da imagem, mas dessa forma ele fica com duas tarjas pretas nas bordas verticais ou horizontais. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se você tem um aspect ratio de entrada diferente da saída, é inevitavel que você precise mexer na resolução do vídeo, ok? Mas de qualquer forma, é assim que as adaptações costumam ser feitas.

A minha recomendação pessoal é usar o crop ou letterboxing e dessa forma, nunca distorcer a imagem do frame.

Espero ter ajudado e bons estudos!