Olá, Djalma! Tudo bem?
Em Kotlin, você pode, sim, ter um arquivo .kt com vários métodos que não pertencem a uma classe específica. Esses métodos são chamados de funções de nível superior (top-level functions). Isso pode ser bastante útil para funções utilitárias que você quer reutilizar em vários lugares do seu projeto sem a necessidade de criar uma classe apenas para elas.
Quanto à importação desses métodos, você tem algumas opções. Se você quiser importar todas as funções de nível superior de um arquivo, você pode importar o arquivo .kt inteiro usando a declaração de importação. Por exemplo, se você tem um arquivo chamado Utils.kt
com várias funções, você pode importar todas elas com:
import nome.do.pacote.Utils.*
No entanto, se você preferir, pode importar apenas a função específica que deseja usar, o que pode ajudar a manter o código mais limpo e claro. Por exemplo:
import nome.do.pacote.Utils.minhaFuncaoUtil
O intuito de permitir essas funções de nível superior é proporcionar uma maior flexibilidade e conveniência ao desenvolver em Kotlin, permitindo que você organize seu código de maneira mais funcional e menos orientada a objetos quando isso fizer sentido para o seu projeto.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.