Olá, Eduardo! Como vai?
A forma como os dados são apresentados é muito importante! Depois de todas as análises, códigos, estatísticas, o papel da pessoa analista de dados é transmitir essas informações de uma forma que faça sentido para seu público.
A forma de apresentação vai depender do contexto e da preferência de quem vai receber as informações. Se o seu chefe prefere uma apresentação mais formal ou se será compartilhado com outras pessoas que não estão familiarizadas com o código, pode ser uma boa ideia criar um documento separado (como um relatório em PDF ou uma apresentação em slides) que destaque os insights principais, inclua as visualizações mais importantes e explique suas conclusões de forma clara e concisa.
No caso do notebook, você pode optar por limpar o código, remover células de teste ou informações desnecessárias, e garantir que ele esteja bem documentado com comentários explicativos e uma introdução que contextualize o problema, os métodos utilizados e as conclusões. Isso torna o notebook original uma opção viável para apresentar ao seu chefe, especialmente se ele estiver confortável com essa forma de visualização.
Dependendo do seu contexto, o storytelling fará toda a diferença. Recomendo o curso UX Design:
criando um storytelling com dados, da escola de UX e Design.
E, se você ver essa mensagem a tempo, hoje, quinta-feira dia 2 de maio, as 18h, vai acontecer um bate-papo sobre o livro Storytelling com dados lá no nosso canal oficial do Discord! Vai ser super legal, espero que você possa participar!
Abração.