Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Apresentação de um projeto

Boa tarde,

Eu tenho uma questão sobre a apresentação de um projeto de Data Science. Por exemplo, meu chefe me entrega um dataset e me diz para tirar informações dessa fonte. Qual é o próximo passo depois que todas as estatísticas, comparações e visualizações estão prontas no meu notebook? Eu monto outro documento com mais textos e imagens ou eu entregaria o notebook original 'seco'? E no caso do GitHub para construção de portfólio? Eu coloco só os arquivos no site com alguma explicação dos meus resultados?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá, Eduardo! Como vai?

A forma como os dados são apresentados é muito importante! Depois de todas as análises, códigos, estatísticas, o papel da pessoa analista de dados é transmitir essas informações de uma forma que faça sentido para seu público.

A forma de apresentação vai depender do contexto e da preferência de quem vai receber as informações. Se o seu chefe prefere uma apresentação mais formal ou se será compartilhado com outras pessoas que não estão familiarizadas com o código, pode ser uma boa ideia criar um documento separado (como um relatório em PDF ou uma apresentação em slides) que destaque os insights principais, inclua as visualizações mais importantes e explique suas conclusões de forma clara e concisa.

No caso do notebook, você pode optar por limpar o código, remover células de teste ou informações desnecessárias, e garantir que ele esteja bem documentado com comentários explicativos e uma introdução que contextualize o problema, os métodos utilizados e as conclusões. Isso torna o notebook original uma opção viável para apresentar ao seu chefe, especialmente se ele estiver confortável com essa forma de visualização.

Dependendo do seu contexto, o storytelling fará toda a diferença. Recomendo o curso UX Design: criando um storytelling com dados, da escola de UX e Design.

E, se você ver essa mensagem a tempo, hoje, quinta-feira dia 2 de maio, as 18h, vai acontecer um bate-papo sobre o livro Storytelling com dados lá no nosso canal oficial do Discord! Vai ser super legal, espero que você possa participar!

Abração.

Obrigado pela resposta! Eu já estava ficando preocupado com essa situação do relatório!!!