Em análise de dados, até que ponto podemos considerar um insight confiável? sabendo que toda análise depende de escolhas humanas. em resumo, a minha dúvida é: todaa análise carrega algum nível inevitável de viés? me de exemplos práticos.
Em análise de dados, até que ponto podemos considerar um insight confiável? sabendo que toda análise depende de escolhas humanas. em resumo, a minha dúvida é: todaa análise carrega algum nível inevitável de viés? me de exemplos práticos.
Olá, Mateus! Tudo bem?
De fato, toda análise carrega algum nível de viés, justamente porque os dados não "falam" sozinhos; eles são interrogados por escolhas humanas em cada etapa do processo. Um insight é considerado confiável não quando ele é totalmente isento, mas quando as decisões tomadas durante a análise são transparentes, fundamentadas e passíveis de verificação.
Um exemplo ocorre no Viés de Seleção, que diz respeito a onde decidimos olhar. Imagine um analista avaliando o faturamento de uma empresa: ao escolher apenas os dados dos últimos seis meses por apresentarem crescimento, ele pode acabar ignorando uma queda acentuada no ano anterior. Essa escolha humana de definir a "janela" de tempo pode criar uma narrativa favorável, mas que ignora a sazonalidade ou o contexto histórico real do negócio.
Outro ponto é o Viés de Confirmação, que surge quando buscamos provar algo em que já acreditamos. Se um analista suspeita que usuários de uma marca específica compram mais, ele pode focar toda a sua energia em métricas que confirmem essa crença, ignorando variáveis como idade ou localização geográfica que seriam as verdadeiras causas do comportamento. Nesse caso, a escolha humana de quais correlações investigar acaba "torturando" os dados até que eles digam o que o analista deseja ouvir.
Também enfrentamos o Viés de Exclusão no tratamento de dados atípicos. Ao encontrar valores muito fora do comum, chamados de outliers, o analista pode decidir removê-los por acreditar que são apenas erros de sistema. Mas, esses pontos poderiam indicar uma nova tendência de mercado ou uma falha crítica na operação. A decisão humana do que descartar como "lixo" e do que manter como relevante pode acabar maquiando a realidade e apresentando um cenário muito mais estável do que ele realmente é.
Para garantir a confiabilidade apesar desses fatores, sustentamos nosso trabalho em três pilares:
No fim, a análise de dados é uma mistura de ciência e interpretação, onde o segredo não é a ausência de viés, mas o esforço consciente para mitigá-lo.
Para aprofundar ainda mais, recomendo a leitura do guia do Google sobre Tipos de Vieses, que explica como nossa percepção pode moldar os dados. Outra leitura é o artigo desempenho e imparcialidade do modelo da Microsft. Deixo os links abaixo.
Espero ter esclarecido.
Abraços e bons estudos!