2
respostas

[Dúvida] Ambiente virtual e global

Olá!

Estou enfrentando o mesmo problema que a estudante Patrícia postou no Fórum: [Dúvida] Informações do ambiente Virtual aparecem também no Ambiente Operacional

Eu fiz os passos sugeridos pelo monitor que respondeu a dúvida e mesmo assim, meus ambientes virtuais e globais continuam misturados.

Quando eu ativo o ambiente virtual e instalo, ele o faz. Ao desativar e dar pip freeze no global, está tudo instalado lá também.

Já tentei desinstalar os pacotes. Me certificar que estou no ambiente virtual ao instalar e mesmo assim continuo com esse conflito.

Alguém poderia me ajudar a entender o que está ocorrendo?

Nem o Co-Pilot do VSCode está conseguindo me trazer uma solução...

Aguardo, com urgência. Se alguém puder me ajudar, o quanto antes melhor.

Obrigado.

2 respostas

Olá, João! Tudo bem?

Quando você ativa um ambiente virtual e instala pacotes, eles devem ser isolados desse ambiente.

Se você está vendo os pacotes no ambiente global após desativar o ambiente virtual, pode ser que o ambiente virtual não esteja sendo ativado corretamente ou que os comandos estejam sendo executados no ambiente errado.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a resolver o problema:

1. Verifique a Ativação do Ambiente Virtual: Certifique-se de que o ambiente virtual está realmente ativado antes de instalar qualquer pacote. No terminal, você deve ver algo como (venv) no início da linha de comando. Isso indica que o ambiente virtual está ativo.

source venv/bin/activate  # No Linux/Mac
    .\venv\Scripts\activate   # No Windows

2. Confirme o Caminho do Python: Após ativar o ambiente virtual, verifique se o Python que está sendo usado é o do ambiente virtual. Você pode fazer isso executando which python no Linux/Mac ou where python no Windows. O caminho deve apontar para dentro da pasta do seu ambiente virtual.

3. Instalação de Pacotes: Instale os pacotes após confirmar que o ambiente virtual está ativo. Use pip install <nome_do_pacote>.

4. Verifique o pip: Certifique-se de que o pip que está sendo usado é o do ambiente virtual. Você pode verificar isso com which pip ou where pip, similar ao que fizemos com o Python.

5. Recrie o Ambiente Virtual: Se o problema persistir, pode ser útil deletar o ambiente virtual e criá-lo novamente. Às vezes, isso resolve problemas de configuração.

deactivate  # Certifique-se de desativar o ambiente
    rm -rf venv  # No Linux/Mac
    rmdir /s /q venv  # No Windows
    python -m venv venv

Espero que essas dicas ajudem a resolver o seu problema com ambientes virtuais. Mas caso não resolva, peço que envie mais informações sobre o seu problema, por exemplo, os passos que você fez para criar, iniciar e instalar as dependências no ambiente virtual.

Bons estudos!

Olá Armano! Obrigado pelo retorno.

O Co-Pilot me sugeriu fazer as mesmas coisas que você sugeriu. Eu fiz. Mas continuo com o mesmo problema. Sim, eu entro no virtual corretamente. Fica (venv){caminho_do_projeto}...

Já tentei desinstalar. Sair do ambiente. Desinstalar no global também. Entrar novamente no virtual e instalar novamente. Mas continuo com o mesmo problema.

Ao rodar o comando: where pip e where python, o retorno vem vazio no terminal (não retorna nada).

Fico no aguardo para uma possível solução.

Estou na comunidade Discord da Alura. Se quiser podemos compartilhar tela por lá e você o que está ocorrendo. Mas é como já descrevi.