1
resposta

[Dúvida] ALTERAR VALORES NA COLUNA "A", DE ACORDO COM VALORES NA COLUNA "B"

Prezados, bom dia!

Estou com uma dúvida na formatação dos dados que foram extraídos de um servidor da empresa em que trabalho. Eu tenho uma coluna "Fase" a qual existem algumas linhas preenchidas com "solicitado encerramento". E há também uma coluna "Motivo encerramento" que detalha os motivos desse encerramento, por exemplo, "encerrado sem ajuizamento". Eu preciso fazer a substituição dessas linhas com "solicitado encerramento" para esses motivos especificados, porém, não estou conseguindo. Alguém teria por favor uma solução para isso?!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tentei adicionar uma coluna personalizada, mas por existir um tipo de encerramento diferente de "encerrado sem ajuizamento", não foi possível utilizá-la.

1 resposta

Oi, Bruna, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Uma solução para isso é utilizar a função IF para criar uma nova coluna com a substituição desejada.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

1. Abra o Power Query Editor clicando com o botão direito do mouse na tabela e selecionando "Editar Consulta".

2. Selecione a coluna "Fase" e clique na guia "Adicionar Coluna" no Power Query Editor.

3. Selecione "Coluna Personalizada" e digite o seguinte código na caixa de fórmula:

IF ([Motivo encerramento] = "encerrado sem ajuizamento","encerrado sem ajuizamento",[Fase])

Nesse exemplo, estamos verificando se o valor na coluna "Motivo encerramento" é igual a "encerrado sem ajuizamento". Se for verdadeiro, a nova coluna terá o valor "encerrado sem ajuizamento". Caso contrário, ela terá o valor da coluna "Fase".

4. Clique em "OK" para criar a nova coluna.

5. Clique em "Fechar e Aplicar" para aplicar as alterações à sua tabela.

Dessa forma, você terá uma nova coluna com os valores substituídos conforme a condição desejada. Lembre-se de ajustar a fórmula conforme os outros possíveis valores de "Motivo encerramento" que você precisa substituir.

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e como não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!