1
resposta

[Dúvida] A função =somase

Bom dia! Digito a função =somase e ela não me mostra as opções de critérios ou referências, mesmo assim, digito os critérios que eu quero e o resultado dá errado. O que fazer?

1 resposta

Olá Tatiana, boa tarde!

Tudo bem? Espero que sim.

Vamos lá, primeiramente irei elencar alguns pontos de atenção que podem estar gerando o erro. Espero que lhe auxiliem, caso não lhe auxiliem, favor comentar as demais dúvidas que estarei auxiliando dentro dos meus conhecimentos.

  1. Seu Excel está com outra linguagem, caso ele esteja em inglês tanto o nome da fórmula como alguns elementos da sintaxe, como os separadores irão mudar, portanto para facilitar seus testes irei deixar as possíveis fórmulas com diferentes sintaxes e idiomas abaixo. Peço que teste elas, mas lembre-se de adequar as referências.
  2. Você está escrevendo a fórmula de maneira incorreta, para isso irei deixar a sintaxe detalhada abaixo, onde também deixaria com os exemplos que irei utilizar, e caso queira consultar a planilha com os exemplos que basta acessar esse link: https://1drv.ms/x/s!AnMxljZ1ozRCgQ2aGpvGTKpxyAp-?e=LdOSd1

Para te ajudar melhor, seria interessante que você encaminhasse aqui um print da sua tela com a tentativa de execução da fórmula.

Possvéis Soluções:

  1. Tente essas fórmulas:

    1. fórmula PT-BR com Separador ponto e vírgula (;): =SOMASE(intervalo; critério; [intervalo_de_soma])
    2. fórmula PT-BR com Separador vírgula (,): =SOMASE(intervalo, critério, [intervalo_de_soma])
    3. fórmula INGLÊS com Separador vírgula (,): =SUMIF(intervalo, critério, [intervalo_de_soma])
    4. fórmula INGLÊS com Separador ponto e vírgula (;): =SUMIF(intervalo; critério; [intervalo_de_soma])
  2. Repassando brevemente a sintaxe aqui, você deve preencher a fórmula da seguinte forma:

    1. sitnaxe: =SOMASE(intervalo; critério; [intervalo_de_soma])
    2. intervalo: intervalo onde estão os valores que deverão ser iguais o critério
    3. critério: critério que será utilizado, ou seja, a soma só ocorrerá se o o valor tiver a informação no coluna do critério correspondente a esse critério. Você pode definir o critério de 3 maneiras:
      1. inserindo ele diretamente na fórmula, colocando entre aspas, se o critério for texto: =SOMASE(A:A; "Fruta"; C:C)
      2. inserindo ele diretamente na fórmula, colocando apenas o número se o critério for número: =SOMASE(A:A; 22; C:C)
      3. referenciando uma célula que contenha o critério, por exemplo, na célula H3 haverá a palavra Fruta OU o número 22, e ela/ele é/são o(s) critério(s) que você quer: =SOMASE(A:A; H3; C:C)
    4. intervalo_de_soma: coluna da tabela que estão os valores que você pretende somar, por exemplo: se os valores estiverem na coluna C, a fórmula ficará: =SOMASE(A:A; "Fruta"; C:C)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software