3
respostas

Dúvida

Estou lidando com o seguinte problema: tenho um gráfico de barras combinado cujo eixo x contém meses e o eixo y contém a contagem de eventos distintos em cada mês. Contudo, preciso exibir tbm a média de eventos distintos por dia dentro de cada mês. Tanto o campo mês como o dia são campos da mesma tabela calendário. Esse problema não foi abordado no curso de scripts avançados.

3 respostas

Olá Jorge, tudo bem?

Para este caso, recomendo usar expressões de agregação para calcular essa média. Abaixo deixo alguns passos que você pode tentar:

1. Primeiro, crie uma medida para a contagem de eventos distintos em cada mês. Algo como:

Count(DISTINCT [Evento])

Essa fórmula vai contar os eventos distintos para cada mês, já que o eixo X está usando o campo mês. Defina esta medida para aparecer como uma barra no gráfico combinado.

2. Para calcular a média de eventos distintos por dia, você precisa calcular a contagem de eventos distintos por dia e, em seguida, calcular a média dessa contagem dentro de cada mês.

Avg(Aggr(Count(DISTINCT [Evento]), [Dia]))

Defina esta medida para aparecer como uma linha no gráfico combinado.

Informo que os códigos acima são apenas sugestões e, como não tenho acesso ao seu projeto, pode ser necessário realizar ajustes para que se adequem às especificidades do seu ambiente.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Já estou utilizando essa fórmula, vou inserir aqui as duas medidas que estou utilizando:

Eixo X:

HIST_END_TIME_Mes

Eixo Y:

Coluna:

Count({<HIST_ASSIG_SUPT_GRP = {'MONITORACAO BLM BSS', 'MONITORACAO BLM PACKET CORE'}>} distinct INCIDENT_NUMBER)

Linhas (coloquei como barra para facilitar a visualização):

Avg(Aggr(Count({<HIST_ASSIG_SUPT_GRP={'MONITORACAO BLM BSS', 'MONITORACAO BLM PACKET CORE'}>} distinct INCIDENT_NUMBER), [HIST_END_TIME_Dia-Mes-Ano]))

Resultado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obs: campo HIST_END_TIME_Mes e HIST_END_TIME_Dia-Mes-Ano são campos da mesma tabela calendário e estão nos formatos jan e 01/01/2024, respectivamente

Oi Jorge

Desculpe pela demora em obter um retorno.

Ao tentar calcular a média de eventos distintos por dia, o formato do campo HIST_END_TIME_Dia-Mes-Ano pode estar causando algum problema devido à granularidade dos dados. Isso pode afetar a maneira como o Qlik Sense interpreta o cálculo.

Você pode tentar utilizar a função MonthName para agrupar os dados no nível do mês, e depois calcular a média de eventos distintos para cada dia dentro desses meses.

Reforço, como não tenho acesso ao seu projeto, infelizmente não há como fazer testes e verificar o comportamento.

Torço que dê certo!

Abraços!