3
respostas

Dúvida

Se o aluno tiver 18 anos ou mais ou for formado em Inglês ele pode ir para a Escola de Estudos Astronômicos. Ou se ele tiver menos de 18 anos e for formado em Alemão, então deve ir para a Escola de Estudos Supersônicos.

A condição: O aluno tem 17 anos e é formado em Inglês. Esta expressão será verdadeira ou falsa?

  1. aluno tiver 18 anos ou mais OU formado em inglês = V, pois é formado em inglês
  2. aluno tiver menos de 18 anos E formado em alemão = F, pois é formado em inglês, e na condição E teriam que ser os dois verdadeiros.

Porque a condição deu V?

3 respostas

Oie, Felipe, tudo bem?

Aqui a expressão é verdadeira pelo uso do OU.

Temos que:

  • O aluno precisa ter 18 anos ou ser formado em inglês.

Aqui já notamos que é verdadeira, pois mesmo sendo menor de idade, ele é formado em inglês. Nisso nós já checamos uma das condições.

Na nossa frase de exemplo nós temos duas condições, e a metade dela já é verdadeira (o fato do aluno ser formado em inglês), então isso já a classifica como verdadeira.

Se a dúvida persistir, estamos aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado, Maria. Acredito que depois da parte Estudos Astronômicos... OU seria a validação da proposição?

Eu tinha dividido em duas quando fala 18 anos ou formado em inglês, mas tudo isso é apenas uma para depois complementar com menos 18 e formado em alemão.

Não sei se ficou claro o que falei, mas muito obrigado.

Oii, Felipe.

OU é o operador lógico que torna a resposta suscetível a ter apenas uma das partes como verdadeiras. Se fosse com o E, ambos os lados deveriam ser.

Ele não torna a proposição como verdadeira nesse caso, mas mostra que caso um dos dois seja real, já afirmaria que a sentença total é verdadeira. É importante lembrar que só por ter o OU não significa que a frase será verdadeira em todos os casos.

Espero que isso te dê uma ajudinha! Essa parte pode ser confusa mesmo, hahaha.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software