Certamente, dentre as ferramentas estudadas, o Funil de Inovação seria a ferramenta mais eficaz para lidar com as milhares de colaborações recebidas. Diante da quantidade e variedade de sugestões recebidas, faz-se necessário uma fase de tratamento/delimitação das propostas:
- Agrupamento das propostas por semelhança;
- Validação das propostas em relação à esfera de atuação e de competência da empresa, bem como da aplicabilidade em relação à regulamentação do setor;
- Parceria com outros stakeholders interessados(Poder Público, ONGs, Associações, Cooperativas, Empresas, etc...)
- Viabilidade do desenvolvimento da proposta, após parcerias efetivadas;
- Desenvolvimento das propostas selecionadas;
- Ao final, lançar o produto/serviço resultante;
O setor de telefonia é apenas um dos vetores envolvidos na solução da demanda: Democratizar o acesso e diminuir a desigualdade identificada. O tema proposto é complexo, principalmente por envolver atuação direta do poder estatal. Boa parte das colaborações não passariam no processo de validação, por incompatibilidade com a regulamentação existente, desconhecida dos colaboradores escolhidos(público em geral).