1
resposta

dps de completar a primeira lição da aula 4, a bolinha ficou imóvel

dps de eu completar a primeira lição da aula 4, a bolinha ficou imóvel, eu tinha feito tudo certinho nessa aula e não deu certo

1 resposta

Olá, Alan! Tudo bom?

Desculpe a demora em responder mas você poderia compartilhar seu código ou o link do seu projeto para que eu possa visualizar melhor o problema?

Uma suspeita é que você tenha deixado em comentário a função que movimenta a bolinha na função draw(), vamos ver no código?

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    //movimentaBolinha(); bem aqui precisa tirar a marcação de comentário para que a bolinha se movimente
    verificaColisaoBorda();
    mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
    movimentaMinhaRaquete();
    //verificaColisaoRaquete();
    colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

Para solucionar o problema basta "descomentar" a função movimentaBolinha():

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    movimentaBolinha();
    verificaColisaoBorda();
    mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
    movimentaMinhaRaquete();
    //verificaColisaoRaquete();
    colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

E ao final dessa aula o código ficará assim:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, 
      raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && 
      yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
      yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
  colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
                              xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function incluiPlacar(){
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosDoOponente, 321, 26)
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}


Espero que as informações tenham ajudado!

Um abraço e bons estudos!