1
resposta

Dois sons para diferenciar a marcação de pontos

https://bettyjeniffer.github.io/Jogo-Pong/Pong%20two%20audio/

//variaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 13; let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;

//variaveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150;

//variaveis do oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;

// variavel chanceDeErrar let chanceDeErrar = 0;

let colidiu = false;

//placar do jogo let meusPontos = 0; let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha; let oponente;

function preload(){ trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); oponente = loadSound("oponente.mp3"); }

function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente); incluiplacar(); marcaPonto(); }

function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro) }

function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha;

}

function verificaColisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){ velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){ velocidadeYBolinha *= -1 } }

function mostraRaquete(x,y){ rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura) }

function movimentaMinhaRaquete() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }

function verificaColisaoRaquete() { if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete ){ velocidadeXBolinha *=-1; raquetada.play(); } }

function verificaColisaoRaquete(x, y){ colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio); if (colidiu){ velocidadeXBolinha *=-1; raquetada.play(); } }

function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar; calculaChanceDeErrar() }

function calculaChanceDeErrar(){ if (pontosDoOponente >= meusPontos) { chanceDeErrar += 1; if (chanceDeErrar >=39) { chanceDeErrar =40; } } else { chanceDeErrar -= 1; if (chanceDeErrar <= 35){ chanceDeErrar =35 } } }

function incluiplacar(){ stroke(255) textAlign(CENTER) textSize(16); fill(color(255,140,0)); rect(150,10,40,20) fill(255); text( meusPontos, 170, 26); fill(color(255,140,0)) rect(450,10,40,20) fill(255); text(pontosDoOponente,470,26) }

function marcaPonto(){ if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; ponto.play(); } if (xBolinha < 10){ pontosDoOponente += 1; oponente.play(); } }

** FICOU CORRETO ?**

1 resposta

Oi oi, Betty! Tudo bom?

Desculpe a demora em responder você!

Nossa, adorei você ter subido seu projeto para uma github page, ficou excelente!! Parabéns, seu jogo está lindo em seu portfólio!

Seu código está correto e funcionou muito bem! Você pode também realizar mias customizações e novas implementações como essa no seu projeto, pois certamente seu aprendizado ficará muito mais aprofundado!

Apenas gostaria de deixar uma sugestão quanto ao uso do fórum, uma dica bacana é utilizar a ferramenta inserir bloco de código aqui do fórum. Assim seu código ficará indentado e possibilitará a verificação de erros com mais rapidez. Vou deixar também um link que redireciona para um tópico que ensina sua utilização: Link com tutorial para usar botão inserir bloco de código:

Já estou ansiosa para conferir seus próximos passos aqui na Alura :D

Um abraço e bons estudos!