Documentação é como ler um manual de instruções quando você acaba de comprar um produto novo. Tudo que precisar provalvemente vai está lá.
Ás vezes tem que não gostam de ler, e os que gostam, mas eu sugiro que leiam é muito importante, além de parender muito e entender de fato como a linguagem funciona, vai motivar ler livors sobre o assunto, exercitar o cerébro e entre outros beneficios. Eu acredito que a documentação tem que ser o primeiro passo antes de tudo, antes mesmo de começar a digitar códigos, essa é a minha opnião. Penso que, é como para ser um piloto de avião, vem muita, mas muita leitura e teoria e depois a prática, nimguém vai subir para o ar um avião sem ter estudado muito e lido muito.
Pensa comigo, quilomêtros de fios, milhares de parafusos, infinitos botões e muita, mas muita coisas que uma aeronave tem e tudo tem uma funcionalidade e quem vai subir uma aeronave de toneladas para o céu tem que conhecer muito bem o que está fazendo.
Então eu pensso que não só na programação, mas tudo na vida se estudamos e conhercemos bem o que vamos fazer, vai correr bem e quando surgir um problema saberos como corrigir-lo, ou pelo menos como encontrar uma solução.
Não pulem a DOCUMENTAÇÃO.