Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Documentação

Documentação é como ler um manual de instruções quando você acaba de comprar um produto novo. Tudo que precisar provalvemente vai está lá.
Ás vezes tem que não gostam de ler, e os que gostam, mas eu sugiro que leiam é muito importante, além de parender muito e entender de fato como a linguagem funciona, vai motivar ler livors sobre o assunto, exercitar o cerébro e entre outros beneficios. Eu acredito que a documentação tem que ser o primeiro passo antes de tudo, antes mesmo de começar a digitar códigos, essa é a minha opnião. Penso que, é como para ser um piloto de avião, vem muita, mas muita leitura e teoria e depois a prática, nimguém vai subir para o ar um avião sem ter estudado muito e lido muito.
Pensa comigo, quilomêtros de fios, milhares de parafusos, infinitos botões e muita, mas muita coisas que uma aeronave tem e tudo tem uma funcionalidade e quem vai subir uma aeronave de toneladas para o céu tem que conhecer muito bem o que está fazendo.
Então eu pensso que não só na programação, mas tudo na vida se estudamos e conhercemos bem o que vamos fazer, vai correr bem e quando surgir um problema saberos como corrigir-lo, ou pelo menos como encontrar uma solução.
Não pulem a DOCUMENTAÇÃO.

2 respostas
solução!

Olá, Wanderson! Como vai?

Que analogia sensacional! Comparar a documentação de software com a teoria necessária para pilotar um avião é muito feliz. Afinal, um código mal escrito pode não derrubar uma aeronave de toneladas, mas pode derrubar sistemas inteiros e causar grandes prejuízos se não soubermos exatamente como as "engrenagens" (funções e bibliotecas) funcionam.

Como você bem pontuou, a documentação é o "manual do fabricante". No mundo do Python, temos a sorte de ter uma das documentações mais organizadas e amigáveis que existem.

Gostaria de reforçar a sua opinião com três motivos técnicos pelos quais ler a documentação é um diferencial para qualquer Analista de Dados:

1. A Versão Importa
Muitas vezes, buscamos soluções em fóruns ou vídeos antigos que usam versões desatualizadas da linguagem. Na documentação oficial, você sempre terá a informação correta para a versão que está usando, evitando que seu código "quebre" por usar comandos que não existem mais (depreciados).

2. Descobrindo o "Caminho Curto"
Muitas vezes "quebramos a cabeça" tentando criar uma lógica complexa para limpar um dado, quando a própria biblioteca (como o Pandas ou o NumPy) já possui uma função nativa que faz isso em uma única linha. Só descobrimos isso lendo a documentação.

3. Entendendo os Parâmetros
Saber que uma função existe é o básico. Saber o que cada parâmetro dela faz é o nível avançado. Por exemplo, uma função de ordenação pode ter um parâmetro que decide se a ordem é crescente ou decrescente. Sem ler a documentação, ficamos tentando adivinhar como mudar esse comportamento.

Dica para quem está começando:
Não precisa ler a documentação de "capa a capa" como um livro comum. Use-a como consulta: surgiu uma dúvida sobre como usar o print()? Vá direto na página dele. Com o tempo, como você disse, esse hábito exercita o cérebro e nos torna profissionais muito mais seguros.

Sua visão sobre o estudo teórico antes da prática é o que separa os "copiadores de código" dos verdadeiros programadores. Parabéns pela mentalidade de crescimento!

Espero que possa ter lhe ajudado!

Na sua experiência, qual foi a documentação que você achou mais difícil de entender no começo e como você superou esse desafio?

Muito obrigado Evandro por responder. Eu me lembro que uma certa vez eu estava estudando sobre Azure da Microsft, eu queria enteder mais sobre cloud e fui ler a documentação e tentar por em prática o que fosse entedendo. Se não me engano na época estav em inglês, e quando traduzia algumas coisas que eu não entendia, ficava ainda mais sem entender. Então tive que recorrer ao YouTube para enteder mais sobre o assunto.