Por isso eu acho tão bacana esse fórum da Alura: muitas vezes, a dúvida de um aluno também pode ser a dúvida de vários outros.
Hoje em dia, a gente até consegue pedir ajuda para uma IA ou um agente de IA, como os Gems do Gemini, ChatGPT e outras ferramentas, para revisar nosso código, sugerir melhorias e apontar boas práticas. Mas acho importante lembrar que a IA deve ser usada como apoio, não como muleta.
O mais importante é entender de verdade o problema, a lógica usada e o motivo daquela solução funcionar. Se a gente apenas copia uma resposta pronta, pode até resolver o desafio naquele momento, mas perde a chance de desenvolver o raciocínio.
Na programação, existem mesmo várias formas de chegar ao mesmo resultado. Com a prática, vamos aprendendo a comparar essas soluções e perceber qual é mais simples, legível, eficiente e fácil de manter.
Então acredito que o caminho é esse: usar ferramentas de apoio quando necessário, mas praticar manualmente, revisar os próprios erros e tentar entender cada etapa. É essa rotina de prática e aprendizado que vai nos tornando cada vez melhores no que estamos construindo.