Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

docker file - projeto

oi boa noite professor, como eu deixaria meu docker file para quem quiser baixar meu projeto final consiga rodar em sua máquina independente se tem quaisquer dependencia para rodar (java, mysql e etc)? queria colocar junto ao meu git do projeto que fiz até agora, mas o meu não está funcional

5 respostas

Olá Jade!

Para garantir que qualquer pessoa consiga rodar o seu projeto final em sua máquina, independentemente das dependências necessárias, você pode utilizar o Docker para criar um ambiente isolado.

No seu Dockerfile, você pode definir todas as dependências necessárias para o seu projeto, como o Java e o MySQL, e configurar o ambiente de execução. Dessa forma, quando alguém baixar o seu projeto e executar o Dockerfile, o ambiente será configurado automaticamente.

Aqui está um exemplo básico de como seria um Dockerfile para um projeto Spring Boot com MySQL:

# Define a imagem base
FROM openjdk:11

# Copia o arquivo JAR do seu projeto para dentro do container
COPY target/seu-projeto.jar /app/seu-projeto.jar

# Define o diretório de trabalho
WORKDIR /app

# Instala o MySQL
RUN apt-get update && apt-get install -y mysql-server

# Expõe a porta do seu projeto
EXPOSE 8080

# Define o comando de inicialização do seu projeto
CMD ["java", "-jar", "seu-projeto.jar"]

Lembre-se de substituir seu-projeto.jar pelo nome do arquivo JAR gerado pelo seu projeto.

Com esse Dockerfile, qualquer pessoa que baixar o seu projeto poderá executá-lo em sua máquina, desde que tenha o Docker instalado. Basta executar o comando docker build -t seu-projeto . para criar a imagem do seu projeto e, em seguida, docker run -p 8080:8080 seu-projeto para executá-lo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

ele não encontro o arquivo, não entendo, devo ter um jar do meu proprio projeto dentro da pasta do projeto? essa é a estrutra que tenho Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Precisa ter o jar gerado antes de rodar o docker.

Roda um mvn clean package que o jar vai ser gerado na pasta target.

prof o erro persiste

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

quando roda o mvn clean package o nome do jar sai diferente.

Altera no Dockerfile então o nome do jar para: belezzeAPIREST-0.0.1-SNAPSHOT.jar