1
resposta

Divisão de um problema em partes menores: Método cartesiano, de René Descartes

A divisão em blocos é usada em praticamente tudo, desde uma receita de bolo até a troca de um pneu, mas nas ciências não apareceu do nada. A divisão de um problema em blocos menores integra o Método Cartesiano, desenvolvido e exposto pelo francês René Descartes no Discurso do Método. Esse método impregnou o pensamento e a ciência ocidental, de modo que as especialidades profissionais e acadêmicas modernas são resultado dessa aplicação. Por exemplo, a ciência se afasta de outras formas de pensamento, como filosofia e sabedoria popular e depois ela mesma vai se quebrando em partes menores, desenvolvendo as especialidades. A medicina é um forte exemplo dessa desintegração. As técnicas de engenharia de circuitos também isolam circuitos em blocos tanto na fase de desenvolvimento quanto troubleshooting.

1 resposta

Olá, Maurício! Como vai?

Gostei demais da forma como o conteúdo foi contextualizado historicamente!

Sua resposta mostra uma excelente conexão entre o Método Cartesiano e a prática científica moderna e valoriza a interdisciplinaridade ao citar áreas como medicina e engenharia. Além disso, ainda apresenta exemplos concretos que facilitam a compreensão do conceito de divisão em blocos.

Uma sugestão para o futuro seria explorar como esse pensamento cartesiano influencia também o desenvolvimento de software e algoritmos.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!