3
respostas

[Dúvida] Desafio: Calculando pedidos

O cliente pode pedir:

Hambúrguer: R$ 12,00
Batata frita: R$ 7,00
Refrigerante: R$ 5,00

Algoritmo:

Hamburguer = 12,00
BatataFrita = 7
Refrigerante = 5

Coloque logo abaixo qual produto você comprou:

o usuario irá colocar a quantidade, ex: Hamburguer e BatataFrita

Digite FIM para dar o valor total

FIM

Valor total: 19,00

3 respostas

Oii, Mateus. Tudo bem?

É excelente ver como você aplicou a lógica de variáveis para resolver um problema cotidiano. A estrutura que você pensou foca na interação com o usuário, o que é um passo muito importante no desenvolvimento de qualquer sistema.

A sua abordagem de permitir que o usuário digite os nomes dos produtos e finalize com um comando (FIM) é interessante. No pensamento computacional, isso demonstra uma boa noção de controle de fluxo.

Pra que um sistema execute esse cálculo automaticamente, a lógica geralmente segue este caminho:

1. Declaração de valores: Definir quanto custa cada item (os preços fixos).
  2. Entrada de dados: Receber as quantidades de cada produto.
  3. Processamento: Realizar a operação matemática de soma ou multiplicação.
  4. Saída: Exibir o valor acumulado ao encerrar o pedido.

Sugestão pra aprimorar o algoritmo:

Se você quiser deixar seu algoritmo ainda mais preciso, pode estruturá-lo pensando em como o computador processa os cálculos. Veja este exemplo:

• Variáveis de Preço: preco_hamburguer = 12, preco_batata = 7, preco_refri = 5.
  • Entrada: Solicitar a quantidade de cada um.
  • Cálculo: Total = (qtd_hamburguer * 12) + (qtd_batata * 7) + (qtd_refri * 5).
  • Saída: Exibir o Total.

Essa forma garante que o sistema saiba lidar com pedidos de múltiplas unidades de uma só vez, como três hambúrgueres e dois refrigerantes.

Parabéns pela iniciativa de compartilhar sua resolução.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado, uma duvida, vc sabe de algum site para eu treinar a logica? Estou tendo mt dificuldade... Uma outra duvida, eu não sou nada bom em matematica, pelo contrario, repeti em quase todas as materias de matematica quando eu estudava na escola (por mais que eu realmente estudava), com isso, é bom eu ter um conhecimento forte em matematica basica ou algo assim? Se eu treinar logica e matematica (operações basicas) eu consigo melhorar, tipo, praticando todo dia 1h ?

Oii, Mateus. Saiba que essa é uma dúvida comum para quem está começando.

A matemática na programação, especialmente no início, funciona de uma forma diferente daquela que vemos na escola. Para a maioria das aplicações de desenvolvimento de software, o que você realmente precisa é de raciocínio lógico e operações básicas.

Sobre a matemática e programação:

Não se sinta desanimado por suas experiências escolares. A matemática básica (soma, subtração, multiplicação e divisão) é o que sustenta a maior parte da lógica de negócios, como no desafio do pedido que você resolveu.

• Matemática básica: Ter um conhecimento sólido em operações fundamentais e porcentagem ajudará muito em tarefas do dia a dia, como calcular descontos, totais de vendas ou médias.
  • Prática diária: Sim, praticar 1 hora por dia é uma estratégia excelente. A constância é mais importante do que a intensidade. Estudar lógica e praticar pequenos problemas matemáticos aplicados ao código fará você evoluir rapidamente.

Onde treinar Lógica e Programação:

Existem plataformas excelentes que transformam o aprendizado de lógica em algo mais prático e até divertido:

1. Beecrowd: Uma plataforma com centenas de problemas para resolver. Você pode começar pela categoria "Iniciante", que foca justamente em operações básicas.
  2. 7 days of code: São sete dias que chegam desafios no seu e-mail.

Dica de ouro para o seu momento:

Tente sempre converter problemas do seu cotidiano em algoritmos, assim como você fez com o pedido da lanchonete. Como você faz para escovar os dentes? Ou para decidir se precisa levar um guarda-chuva? Isso é treinar a lógica sem a pressão dos números.

Parabéns por buscar evoluir. O segredo é não ter pressa e focar na base.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!