No vídeo, foram citadas as distribuições do Ubuntu 14.04 LTS e 15.04 como distribuições voltadas para desktop, sendo que que a distribuição 15.05 é de 2015 (veja em: https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/ubuntu/lancado-ubuntu-1504-final-download.html)
Acontece que de lá para cá, muita coisa aconteceu, estamos na distribuição 22.04 do Ubuntu e a Canonical, empresa que distribui o Ubuntu, havia desde a versão 16.04 focado seu trabalho no desenvolvimento do Ubuntu Server, deixando o desktop em segundo plano. Mas recentemente, as coisas parecem ter mudado novamente, e a Canonical anunciou recentemente a contratação de um Gerente de Produtos de jogos no Ubuntu desktop (https://diolinux.com.br/tecnologia/canonical-busca-gerente-de-produtos-de-jogos.html). No vácuo deixado pela Canonical nesses últimos anos algumas distribuições novas surgiram ou já existiam e se fortaleceram, como no caso do Linux Mint, e passaram a disputar a preferencia dos usuários domésticos, para citar algumas:
- Linux Mint
- Manjaro
- Elementary
- Zorin
- Pop!_OS
- MX Linux
- Deepin Linux
Eu pessoalmente, comecei pelo Ubuntu 8.04 e parei na versão 14.04 e passei por várias distros, mas sempre acabo optando pelo Mint no meu computador que uso para trabalho. Tenho também o MX Linux instalado numa máquina mais antiga, e o Zorin instalado no notebook da minha filha. Ainda atrevo a dizer que, a atual versão do Debian 11, é muito mais amigável que as versões mais antigas, talvez até mesmo do que a própria versão citada do Ubuntu 14.04 que foi citada no vídeo.
Espero ter contribuído. Um abraço!