2
respostas

Distribuições Linux voltadas para desktop em 2022

No vídeo, foram citadas as distribuições do Ubuntu 14.04 LTS e 15.04 como distribuições voltadas para desktop, sendo que que a distribuição 15.05 é de 2015 (veja em: https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/ubuntu/lancado-ubuntu-1504-final-download.html)

Acontece que de lá para cá, muita coisa aconteceu, estamos na distribuição 22.04 do Ubuntu e a Canonical, empresa que distribui o Ubuntu, havia desde a versão 16.04 focado seu trabalho no desenvolvimento do Ubuntu Server, deixando o desktop em segundo plano. Mas recentemente, as coisas parecem ter mudado novamente, e a Canonical anunciou recentemente a contratação de um Gerente de Produtos de jogos no Ubuntu desktop (https://diolinux.com.br/tecnologia/canonical-busca-gerente-de-produtos-de-jogos.html). No vácuo deixado pela Canonical nesses últimos anos algumas distribuições novas surgiram ou já existiam e se fortaleceram, como no caso do Linux Mint, e passaram a disputar a preferencia dos usuários domésticos, para citar algumas:

  • Linux Mint
  • Manjaro
  • Elementary
  • Zorin
  • Pop!_OS
  • MX Linux
  • Deepin Linux

Eu pessoalmente, comecei pelo Ubuntu 8.04 e parei na versão 14.04 e passei por várias distros, mas sempre acabo optando pelo Mint no meu computador que uso para trabalho. Tenho também o MX Linux instalado numa máquina mais antiga, e o Zorin instalado no notebook da minha filha. Ainda atrevo a dizer que, a atual versão do Debian 11, é muito mais amigável que as versões mais antigas, talvez até mesmo do que a própria versão citada do Ubuntu 14.04 que foi citada no vídeo.

Espero ter contribuído. Um abraço!

2 respostas

Obrigado pela contribuição professor Marcelo. Também venho utilizando o Mint, sinto que para quem vem do sistema do tio Bill ele seja mais amigável em razão da similaridade.

Bom dia, obrigado pela contibuição.

Atualmente estou usando o Debian GNU/Linux 11 bullseye (x86-64). Já utilizei bastante o Próprio Ubuntu, Mint, Manjaro, Zorin, Arch. Já faz algum tempo que estou com este atual, rs. Em relação a 2022, ainda não me animei com o Ubuntu, essa dependência com a Gnome faz as realeases ficarem muito a desejar, acredito que seja por isso que para desktop ele não foi incluido nesta lista. Todos da lista são ótimos!

Abraço, até logo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software