Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Distribuição da Rede no Amazon Lightsail

No vídeo em questão. Ele cria essas duas intâncias diferentes, cada uma possui seu ip privado dentro da rede e um ip público para o acesso externo. Por elas possuirem ips públicos diferentes, elas estão tecnicamente em redes separadas e unificadas por um roteador na ponta?

Como funciona essa dinâmica nesse caso? Ou a AWS possui um jeito diferente de alocar esse ip público para o uso?

2 respostas
solução!

Olá, Antonio!

Entendo que a distribuição de IPs públicos e privados no Amazon Lightsail possa ser um pouco confusa no início. No entanto, mesmo que as instâncias possuam IPs públicos diferentes, elas não estão necessariamente em redes separadas.

Na AWS, cada instância que você cria está dentro de uma Virtual Private Cloud (VPC), que é um ambiente de rede virtual na AWS onde você pode lançar recursos da AWS. Dentro dessa VPC, cada instância tem um endereço IP privado e pode ter um endereço IP público. O endereço IP privado é usado para a comunicação entre as instâncias na mesma VPC, enquanto o endereço IP público é usado para a comunicação com a internet.

Portanto, mesmo que as instâncias tenham endereços IP públicos diferentes, elas ainda estão na mesma VPC e podem se comunicar entre si usando seus endereços IP privados. O roteador na ponta, como você mencionou, seria o Internet Gateway na VPC que permite a comunicação com a internet.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a distribuição de rede no Amazon Lightsail. Bons estudos!

Perfeito! Muito obrigado Lucas! Consegui entender sim. Fiz alguns cursos nos últimos dias a respeito disso e me surgiu essa dúvida. Mas sim me esclareceu. Inclusive seu curso de redes me ajudou muito a entender esses conceitos. Muito obrigado pela ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software