Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Distrações

Plano com 3 ações práticas infalíveis da gabi para evitar ouvir só para responder

1. Repetir a última frase do cliente (mais usada, talvez não seja a mais certa ...)
    Quando percebo que me distraí e perdi parte do que o cliente disse, uso uma frase que ele acabou de falar e peço pra ele aprofundar — tipo "me explica melhor isso". Assim ele retoma o raciocínio naturalmente e a conversa segue sem parecer que eu estava desatenta.

2. Ser honesta e pedir pra repetir
    Se a distração foi maior, prefiro ser direta e admitir: "Me desculpa, pode repetir?" Afinal, estamos lidando com pessoas — e pessoas se distraem, cometem erros. Reconhecer isso é mais profissional do que fingir que entendeu e acabar tomando uma decisão errada. Isso é ainda mais importante em situações de problema, onde preciso saber exatamente o que aconteceu, com quem, quando e como.

3. Retomar o fio pela conversa
    Quando sinto que me perdi, toco em outro ponto do que foi dito pra fazer o cliente voltar ao assunto principal. Funciona como um "gancho" que traz ele de volta sem expor tanto a distração.

1 resposta

Oi, Gabrielle. Tudo bem com você?

Suas três ações práticas para evitar cair na armadilha de ouvir apenas para responder refletem uma experiência genuína e muito valiosa no contexto de vendas consultiva. Você conseguiu transformar desafios reais que enfrenta em soluções concretas que podem ser aplicadas imediatamente. A combinação entre técnicas de aprofundamento, honestidade e redirecionamento mostra uma compreensão madura sobre o que significa realmente ouvir um cliente durante uma conversa.

O que destaca seu plano é a progressão entre as ações. Você começa com técnicas mais discretas de refocagem, passa para a transparência quando necessário e usa a reconexão como ferramenta de recuperação. Essa diversidade de abordagens reconhece que nem todas as distrações têm a mesma intensidade e que a resposta deve ser proporcional. Ao ser honesta e admitir quando se perdeu, você constrói credibilidade, algo essencial em uma negociação onde o cliente precisa confiar que você realmente entendeu suas necessidades.

De todas essas ações que você mencionou, qual delas você sente que foi mais desafiadora de incorporar em suas conversas e como você conseguiu desenvolver essa habilidade?

Obrigado por compartilhar essas estratégias práticas e genuínas com a comunidade. Continue trazendo suas experiências e reflexões para o fórum.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!