Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

0
respostas

Distrações

Plano com 3 ações práticas infalíveis da gabi para evitar ouvir só para responder

1. Repetir a última frase do cliente (mais usada, talvez não seja a mais certa ...)
    Quando percebo que me distraí e perdi parte do que o cliente disse, uso uma frase que ele acabou de falar e peço pra ele aprofundar — tipo "me explica melhor isso". Assim ele retoma o raciocínio naturalmente e a conversa segue sem parecer que eu estava desatenta.

2. Ser honesta e pedir pra repetir
    Se a distração foi maior, prefiro ser direta e admitir: "Me desculpa, pode repetir?" Afinal, estamos lidando com pessoas — e pessoas se distraem, cometem erros. Reconhecer isso é mais profissional do que fingir que entendeu e acabar tomando uma decisão errada. Isso é ainda mais importante em situações de problema, onde preciso saber exatamente o que aconteceu, com quem, quando e como.

3. Retomar o fio pela conversa
    Quando sinto que me perdi, toco em outro ponto do que foi dito pra fazer o cliente voltar ao assunto principal. Funciona como um "gancho" que traz ele de volta sem expor tanto a distração.