Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Disponibilizando uma aplicação flask

Olá! Estou desenvolvendo meu primeiro site e queria conseguir subir os arquivos para o EC2 e acessar a aplicação, como se fosse um website mesmo. Supondo que eu já tenha todos os arquivos dentro da minha máquina da EC2, o que eu preciso para disponibilizar a minha aplicação para todo mundo?

6 respostas
solução!

Olá João Pedro, tudo bem? Peço desculpas pela demora em ti responder! Nesse caso, você precisará primeiramente de uma servidor web, para poder direcionar as requisições para a porta onde realmente a aplicação está executando, pode usar o Nginx, porém você precisa ver como sua aplicação funciona, a aplicação já está em execução no servidor? Se sim, basta configurar o Nginx e pronto, vai ter sua aplicação disponível para acesso externo.

Oi, Jonilson! Desculpa pela demora também. Eu consegui seguir um tutorial no youtube sobre como configurar um servidor. Estou usando gunicorn e nginx, mas não ficou muito claro para mim o que cada um deles faz. Você pode explicar para mim?

No caso João Pedro, você fez um site ou sistema usando a linguagem Python correto? O Nginx é o cara responsável por receber as solicitações da Internet, e tratar as mesmas, e ele também é muito rápido e também já garante uma camada de segurança tendo em vista que ele só permite apenas solicitações. Já o Gunicorn converte as solicitações recebidas do Nginx em um formato que sua aplicação entenda e possa manipular e garante que seu código seja executado corretamente.

Fala pra gente se entendeu!

Entendi! Para propósitos locais, só para teste, em um container docker por exemplo, eu não precisaria do nginx, certo?

Isso mesmo João Pedro! Localmente, você pode usar a porta do container diretamente!

Perfeito! Obrigado ,Jonilson!