1
resposta

Dimensionamento de pesquisa em outros datasets

Olá! Primeiramente, obrigado aos responsáveis pelo curso, muito bom mesmo!

Tive algumas dúvidas quando fui replicar os procedimentos do projeto final em outro dataset.

O dataset contém dados de uma amostra de 303 pacientes hospitalares. Algumas das variáveis quantitativas possuem distribuição até semelhante à normal, porém com certa assimetria.

O teorema do limite central me permite realizar estimativas baseadas na distribuição normal para essas variáveis? Se sim, faria sentido usar esta amostra de 303 indivíduos para estimar os parâmetros populacionais e, a partir deles, realizar um dimensionamento de pesquisa como o que desenvolvemos no projeto final do curso, ou seja, estimar tamanhos de amostras necessários para determinados níveis de confiança e margens de erro e etc?

1 resposta

Olá João, tudo bem ? Espero que sim.

Desculpa pela demora do retorno.

Nos exemplos do instrutor é usada a frase distribuição aproximadamente normal, então não é um problema não ser exatamente simétrica.

Olhando para as características da distribuição normal temos que:

2.3 Distribuição Normal

A distribuição normal é uma das mais utilizadas em estatística. É uma distribuição contínua, onde a distribuição de frequências de uma variável quantitativa apresenta a forma de sino e é simétrica em relação a sua média.

  • As medidas de tendência central (média, mediana e moda) apresentam o mesmo valor;

Olhando com mais atenção para essa característica "As medidas de tendência central (média, mediana e moda) apresentam o mesmo valor;", podemos lembrar o que o instrutor comentou, no Curso de Estatística Parte 1, que "a variável com Simetria é um padrão mais difícil de se encontrar, mas é o mais desejado, onde são iguais ou muito próximas e possuem uma distribuição simétrica."

Então entendo que não é um problema suas variáveis terem uma distribuição aproximadamente normal.

Espero ter ajudado.

Bons Estudos, Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software