Galera, estou com dificuldade de montar o ambiente de acordo com o da aula. Como estou iniciando, precisava de um passo a passo. Tanto para o post quanto para o VS. Achei que passou muito superficialmente.
Galera, estou com dificuldade de montar o ambiente de acordo com o da aula. Como estou iniciando, precisava de um passo a passo. Tanto para o post quanto para o VS. Achei que passou muito superficialmente.
Não entendi muito bem sua dúvida, mas para iniciar os testes com o ambiente descrito na aula, são necessário seguir alguns passos:
Oi, Grazielly, tudo bem?
Esse curso é de nível intermediário; é interessante fazê-lo quem já teve contato o básico da linguagem Javascript passando para o intermetiário, pois requisições através da funções fetch não é simples, precisa de um conhecimento prévio em lógica de programação e do básico de Javascript. Mas temos uma formação de front-end que foi pensada para subirmos cada nível de uma vez, do básico ao avançado nas tecnologia Front-end.
Mas indo ao método post que o professor utiliza no curso, o método post
é usado para listar os clientes, assim como outros verbos http: get
, put
, post
, delete
e outros; para que a comunicação seja feita com o servidor.
Quando queremos colocar dados no servidor, utilizamos o post
e para isso precisamos criar essa comunicação. No curso, vamos criar uma função cadastrarClientes()
, passando como parâmetro nome
e cpf
, dados que são necessários para cadastro de um novo cliente. A função cadastrarCliente
vai retornar o fetch
com o endereço onde estão os clientes cadastrados. Mas para isso precisamos dizer qual o método que ele vai usar, como queremos enviar dados para o servidor, o method
é post
(por padrão o fetch
é o método get
). A propiedade headers
informa o tipo de cabeçalho que o fetch vai utilizar, nesse caso, é uma application/json
.
const cadastrarClientes = (nome, cpf) => {
return fetch("http:localhost:4000/clientes/cliente", {
method: "POST",
headers: {
"Content-Type": "application/json"
},
body: json
}).then(resp => {
return resp.body;
}
);
}
Em seguida, precisamos informar o que vamos enviar nessa requisição, certo? Nesse caso, os dados dos cliente, e vamos informar através do body
e ele será num formato de tipo JSON
passando pelo método stringify, que converte os valores enviados para strings em JSON.
Então, iremos criar uma constante para receber os valores de nome
e cpf
:
const cadastrarClientes = (nome, cpf) => {
const json = JSON.stringify({
nome: nome,
cpf: cpf
});
e convertemos eles para formato JSON
. Voltando ao body
da requisição iremos passar a variável json
com o método de conversão do valores.
E por fim, vamos vamos executar essa requisição da resposta através de uma função, pedindo o corpo da nossa requisição, no caso o body
:
.then(resp => {
return resp.body;
}
);
Se ficou alguma dúvida é só falar!