Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Front-end

Do zero a uma carreira de sucesso no mercado mais quente de TI

0/13 Cursos finalizados
Esta formação faz parte da categoria Front-end
240h

Para conclusão

13

Cursos

5

Vídeos extras

5

Podcasts

11

Artigos

O front-end domina o mundo

A Web é a plataforma de programação mais importante do mundo. Suas tecnologias principais, o HTML, o CSS e o JavaScript, são as linguagens mais usadas. E quem domina essas tecnologias, suas boas práticas e seus recursos mais avançados, hoje é um(a) disputado(a) Engenheiro(a) Front-end.

Praticamente todo produto digital precisa de um Front-end Web, por isso é um mercado imenso no Brasil e no mundo. Mas se engana quem acha que aprender um pouco de HTML e CSS, e arranhar um jQuery, são suficientes. O bom profissional de Front-end tem que lidar com desafios enormes. Precisa saber as boas práticas de código, como lidar com múltiplos navegadores e saber escrever sites resilientes. Precisa estar antenado nas novidades do JavaScript e do CSS, desenvolver pensando em mobile e responsivo assim como conhecer frameworks e SPA.

É muita coisa! Mas é um conhecimento rico e essencial para quem quer se destacar nessa área que é tão valorizada.

A Formação Front-end da Alura foi pensada para você começar do zero e se tornar um profissional de ponta. É um guia de estudos com um passo a passo pensado com carinho pela equipe da Alura.

Pré-requisitos

Lógica de programação com JavaScript e noções de Git para submissão dos projetos. Aqui na Alura, curso de lógica I e curso de lógica II, além do curso de git.

Com quem você irá aprender

  • Alberto Souza

  • Douglas Quintanilha Barbosa Ferreira

  • Flavio Henrique de Souza Almeida

  • Luiz Fernando Oliveira Corte Real

  • Natan Souza

  • Sérgio Lopes

  • Yuri Padilha

Passo a passo

  1. 1

    HTML & CSS

    A base de todo desenvolvimento Web é um bom HTML. Mais que aprender tagzinhas, é saber a importância de um código semântico e bem estruturado. Em cima disso, aplicamos o layout CSS que também é muito mais que apenas colocar uma cores e firulas por aí. É muito fácil escrever códigos HTML e CSS ruins. E é muito fácil não dar a atenção devida a esses fundamentos da Web. Mas não é o que recomendamos. Bons estudos!

  2. 2

    JavaScript, Ajax e jQuery

    Sites modernos são muito mais que páginas estáticas com layouts bonitos, são interativos, dinâmicos. É aí que entra o JavaScript, a linguagem de programação mais importante da atualidade. Agora você vai aprender os fundamentos e boas práticas dessa linguagem, além de conhecer a biblioteca mais famosa do mundo: o jQuery.

  3. 3

    Front-end UI Avançado

    A Web raiz de antigamente parava em algumas poucas propriedades do CSS. Mas não mais. O mundo evoluiu, novas exigências surgiram, e a Web cresceu junto. Agora você vai mergulhar em técnicas e tecnologias mais recentes e profundas, que vão te trazer um outro olhar ao desenvolvimento front-end.

    Desde pré-processamento de CSS com SASS até o uso de ferramentas de debug, passando por layouts avançados com flexbox. E, o mais importante, como lidar com o mundo multidispositivo que temos hoje com a criação de sites responsivos e mobile-first.

  4. 4

    JavaScript moderno

    A linguagem JavaScript já tem mais de 20 anos, mas recentemente deu uma grande evoluída. A especificação do EcmaScript 6 (e depois as seguintes) trouxe muitas novidades bacanas que vamos ver agora. Veremos o estado atual do JS no browser e também seu futuro.

  5. 5

    SPA com React e Redux

    Muitos sistemas modernos usam a arquitetura de Single Page Applications no front-end. Usamos frameworks robustos para organizar, encapsular e modularizar melhor nosso código. E obtemos uma interface mais rica e agradável para o usuário.

    Há muitas opções de frameworks SPA no mercado. O React e o Angular são os mais famosos - mas temos Vue, Ember, Meteor e vários outros. Como não podemos estudar todos, aqui na Formação Engenheiro Front-end, vamos estudar o React e seu ecossistema. Ele é hoje o principal framework em mercado e oportunidades, e traz muitos conceitos relevantes mesmo se depois você for estudar e usar algum outro framework.

Parabéns, você completou a Formação Front-end

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Parabéns! Chegamos ao fim. Ao fim da Formação Engenheiro Front-end da Alura, mas, claro, o começo de uma nova carreira cheia de desafios e cheia de caminhos possíveis.

Aqui você aprendeu, na prática, a criar projetos front-end modernos e complexos. Está capacitado para as melhores vagas nessa área. Inclusive, se estiver procurando uma oportunidade para começar em front-end, não deixe de consultar o hipsters.jobs.

Agora saia pro mundo. Pratique em projetos reais. Trabalhe com front-end, apanhe no dia a dia, evolua nos projetos do mundo real. E, claro, logo você vai perceber que existem muitos caminhos para evoluir sua carreira a partir desse ponto.

O que estudar?

Você pode se aprofundar em mais ferramentas fundamentais da Web, por exemplo, estudando Bootstrap ou Web Components.

Pode explorar outros frameworks SPA importantes assim como o fantástico Angular 2 ou o Vue.js. Dá para enveredar para o mundo mobile com Cordova e Ionic.

Ou você pode aprender sobre UX, acessibilidade e outros aspectos da experiência do usuário. E quem sabe até melhorar seus skills de Web Design.

Outro caminho possível é se tornar um Desenvolvedor Fullstack e aprender também alguma linguagem de back-end. Como já sabemos JavaScript, o Node.js pode ser uma boa opção. Ou a facilidade e o grande mercado do PHP. E ainda Ruby on Rails ou .NET.

As possibilidades são muitas! O importante é que o mundo do Front-end te abre portas para praticamente qualquer outra área da tecnologia. Escolha seu caminho e boa sorte!