1
resposta

Diferença teórica entre nível de significância e erro inferencial

Olá, Tudo bem?

Eu não consegui compreender muito bem do que se diferencia o nível de significância da margem de erro inferencial.

Teria como algum outro aluno/instrutor me orientar?

Obrigado desde já!

1 resposta

Oi, Pedro! tudo bem? Vamos lá! O nível de significância é a probabilidade de rejeitar uma hipótese nula quando ela é verdadeira. Esse nível de significância é geralmente escolhido antes de realizar uma análise estatística e é expresso como uma porcentagem (geralmente 5% ou 1%). Por exemplo, se o nível de significância for de 5%, significa que há uma probabilidade de 5% de rejeitar erroneamente a hipótese nula, mesmo que ela seja verdadeira.

Já a margem de erro é uma medida de incerteza que indica a precisão da estimativa de um parâmetro populacional baseada em uma amostra aleatória. Ela representa a variação esperada na estimativa do parâmetro devido a diferentes amostras que poderiam ter sido selecionadas da mesma população. Por exemplo, se uma pesquisa indica que 60% das pessoas entrevistadas têm uma determinada opinião, com uma margem de erro de ± 5%, isso significa que o valor real na população geral pode estar entre 55% e 65%.

Ambos são importantes na interpretação de resultados estatísticos e devem ser considerados ao se tomar decisões :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software