Olá, Tudo bem?
Eu não consegui compreender muito bem do que se diferencia o nível de significância da margem de erro inferencial.
Teria como algum outro aluno/instrutor me orientar?
Obrigado desde já!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Tudo bem?
Eu não consegui compreender muito bem do que se diferencia o nível de significância da margem de erro inferencial.
Teria como algum outro aluno/instrutor me orientar?
Obrigado desde já!
Oi, Pedro! tudo bem? Vamos lá! O nível de significância é a probabilidade de rejeitar uma hipótese nula quando ela é verdadeira. Esse nível de significância é geralmente escolhido antes de realizar uma análise estatística e é expresso como uma porcentagem (geralmente 5% ou 1%). Por exemplo, se o nível de significância for de 5%, significa que há uma probabilidade de 5% de rejeitar erroneamente a hipótese nula, mesmo que ela seja verdadeira.
Já a margem de erro é uma medida de incerteza que indica a precisão da estimativa de um parâmetro populacional baseada em uma amostra aleatória. Ela representa a variação esperada na estimativa do parâmetro devido a diferentes amostras que poderiam ter sido selecionadas da mesma população. Por exemplo, se uma pesquisa indica que 60% das pessoas entrevistadas têm uma determinada opinião, com uma margem de erro de ± 5%, isso significa que o valor real na população geral pode estar entre 55% e 65%.
Ambos são importantes na interpretação de resultados estatísticos e devem ser considerados ao se tomar decisões :D