Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Diferença ao calcular o desvio padrão pelo R

Olá, boa tarde a todos!

Ao calcular o desvio padrão do João na mão obtive o resultado esperado (ainda NÃO consertaram o ERRO do vídeo).

Porém ao calcular pelo R obtive um resultado diferente, acredito que eu possa estar fazendo algo errado no R. Segue abaixo os meus passos:

numeros <- c(7, 8, 9, 10, 10, 11, 11, 12, 13)
sd(numeros)
[1] 1.900292

O resultado correto seria um resultado de 1,79 e não 1,90.

No curso é dito que: "Então calcular o desvio padrão é fácil: use > sd (standard deviation), passe a lista e ele calcula para mim."

Estou fazendo algo errado?

2 respostas
solução!

Olá Daniel, eu fiz o resultado na mão e cheguei no mesmo resultado que você (aprox. 1,79). Acontece que para chegar neste resultado tivemos que fazer várias aproximações - por exemplo, a variância que eu encontrei, com aproximações, foi de 3,2 e consequentemente um desvio padrão de 1,79.

Perceba que a média do João gera uma dízima periódica 10, 1111111... e aproximar este número para 10,11, por exemplo, já temos um grande perda na exatidão nos cálculos.

No R , a exatidão é maior, e por este motivo chegou em um valor da varância de 3,611111 e desvio padrão 1,900292. O mesmo valor que você encontrou quando fez diretamente pelo comendo sd(numeros).

Você não está fazendo nada de errado, apenas perceba que as aproximações que fazemos para calcular na ponta do lápis gera um maior número de erros.

Espero ter ajudado!

E sobre o erro no vídeo, provavelmente o professor fez uma aproximação diferente e por este motivo chegou no valor 1,73.

Thais, Muito obrigado por suas explicações!!