Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Diagrama de sequência - o Auth

Olhando para a figura mostrada na aula, me parece uma autenticação em dois passos, no qual o usuário entrará com login e senha e depois, após receber um número de token, irá poder efetuar a transação. Me parece ser um sistema bem comum hoje em dia, pois já vi sendo utilizado para efetuar operações bancárias (pagamento de contas, por exemplo) e para confirmar a autorização da consulta pelos planos de saúde.

Fico na dúvida se os logins em duas etapas, como do whatsapp por exemplo, no qual, você mesmo logado, lhe pede que digite sua senha, seria um outro exemplo do diagrama de sequência acima.

Em relação aos passos do diagrama, seriam:

  1. cliente finaliza o pedido;
  2. Aplicação solicita as credências;
  3. cliente loga no sistema;
  4. aplicação envia informações de login para o servidor de autorização;
  5. servidor de autorização devolve com um token de acesso;
  6. aplicação confirma com o servidor de recursos, o débito na conta do cliente;
  7. servidor de recursos confirma com o servidor de autorização se o token é válido;
  8. servidor de autorização para o servidor de recursos confirma que o token é válido;
  9. servidor de recursos confirma com a aplicação que está tudo ok;
  10. aplicação mostra confirmação para o cliente.
1 resposta
solução!

Olá, Bruno! Tudo bem?

Este sistema de autenticação é realmente bem comum e muito utilizado atualmente para estas aplicações que você mencionou.

Sobre sua dúvida, confesso que não sei se estas verificações como a do WhatsApp seguem exatamente este protocolo, mas a lógica também é sim similar ao diagrama de sequência mostrado.

E em relação aos passos do diagrama, você os compreendeu e representou muito bem, parabéns! Estas seriam todas as etapas necessárias para estruturar o diagrama de sequências da autenticação.

Parabéns por responder à atividade!

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software