Prezados, durante o curso foi mencionado que o ISP compra os IPs públicos dos órgãos governamentais. Considerando que, para montar um ponto de acesso com um cliente nos moldes apresentados (usando máscara 255.255.255.252) ele utiliza 4 IPs (rede, broadcast, origem do link e destino do link) para cada cliente distinto (residencial, por exemplo).
Obviamente, do ponto de vista didático, fica bastante claro o procedimento e o motivo para as configurações efetuadas, mas suspeito que esta não seja a forma comercialmente utilizada para conexões.
Apenas a título de curiosidade, eu pergunto: qual seria a forma mais econômica de distribuir IPs, ou que fosse comercialmente viável? Sei, por exemplo, que meu provedor fornece IPs por DHCP. Isso significa que há uma rede "macro" de IPs públicos no meu provedor? E meu roteador faria parte dessa rede, estou correto?
Se possível, gostaria de uma breve explanação sobre a distribuição de IPs públicos, do provedor aos clientes, sob o ponto de vista comercial.
Obrigado pela atenção.