2
respostas

Desenvolver um BI - Indicador

Boa tarde a todos,

Eu gostaria da ajuda de vocês, para poder desenvolver um indicador de perfomance para empresa onde eu trabalho do zero, porém o SQL terei que utilizar pelo sistema que utilizamos internamente, até o momento estou finalizando a aula de DAX, não entrei no método de ensino do SQL, gostaria de uma ajuda de vocês, para poder criar este projeto ao meu gerente, conseguem me ajudar?

Pois necessitamos deste indicador para apresentar ao nosso cliente interno, estou tendo várias dificuldades de pensar oque fazer, preciso de ideias e apoio para desenvolver está ferramenta, sou nova nesta área.

Aguardo o retorno de vocês para me ajudar anciosamente.

2 respostas

Ei, Geovanna! Tudo bem?

Em um primeiro momento, é começar aos poucos. Termine o curso de Dax e, em seguida, estude SQL para você ter uma base estruturada.

Enquanto isso, você pode documentar alguns processos para planejar como pode ser feito. E para isso, converse com o seu gerente para esclarecer o que é esperado. Por exemplo:

• Qual é o objetivo principal?
  • Quais problemas ou questões o indicador deve responder?
  • Quem é o cliente? (Ex.: um departamento específico, como vendas, logística, ou RH?)
  • Que tipo de dado está disponível no sistema?
  • Como o indicador será usado? (Ex.: relatórios mensais, dashboards, apresentações?)
  • Qual é o prazo para apresentar ao gerente?

Com base no objetivo, você pode escolher os KPIs simples e eficientes para o contexto.

Como você usará SQL no sistema interno, é importante mapear os dados disponíveis (converse com a equipe responsável que coleta esses dados). Mesmo sem conhecimento avançado em SQL, você pode começar entendendo:

• Quais tabelas existem no sistema? (Ex.: tabela de vendas, clientes, atendimentos, etc.)
  • Quais colunas são relevantes? (Ex.: data do pedido, valor da venda, ID do funcionário, status do chamado.)
  • Como os dados são atualizados? (Diariamente, semanalmente, etc.)

Com base nisso, você pode começar a estruturar o seu indicador. Outra dica é sempre manter as documentações das ferramentas utilizadas em mãos, por lá podemos encontrar resolução de erros, como usar X funcionalidade, etc.

Como faz parte de um projeto externo no qual não temos acesso e nem conhecimento total em que o projeto está inserido, conseguimos te ajudar com dúvidas e dando sugestões para você aplicar testes.

Conte sempre conosco no fórum, até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Obrigada pela resposta!