Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desconexão com o mundo real - Utilidade Checked e Unchecked

Olá pessoal. Bom dia. Por gentileza,

Qual seria a aplicação real dessa aula? Por que em algum momento eu utilizaria uma extensão que exigisse o "checked", na minha cabeça só complicou mais o desenvolvimento. Por que eu não utilizaria sempre pelo caminho "unchecked"?

Não consegui pegar o feeling dessa aula, e o porquê de eu enquanto programador saber disso ou não saber disso.

2 respostas
solução!

Fala Ian, tudo beleza?

De fato, existe uma discussão grande na comunidade sobre esse tema! As exceções unchecked parecem, na maioria das vezes, o melhor caminho (inclusive linguagem derivadas do Java, como o Kotlin, nem tem exceções checked!).

As exceções checked surgiram no Java visando o compartilhamento e distribuição de código. Com elas, temos certeza que algum método têm comportamentos que podem nos gerar problemas, e é uma maneira de forçar o tratamento desse erro. Claro que não da maneira mais elegante, mas é mais uma maneira do Java deixar explícito e nos dizer: Esse método pode te gerar uma exceção, é interessante que você faça o tratamento aqui para não ter problemas rodando a sua aplicação.

É util para nós que programamos em java conhecer as exceções checked porque inevitavelmente vamos nos deparar com elas em algum momento, e precisamos saber o que são e como tratá-las para que elas não fiquem estourando erros na nossa aplicação!

Em caso de dúvidas, estou à disposição.

Um grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Aaa, compreendi Arthur. Eu realmente achei essa aula um pouco mais abstrata mesmo. Mas obrigado pelas explicações, entendi, mas deixar esse tema um pouco numa pra não poluir tudo o que aprendi até o momento. Valeuu...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software