Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

DESAFIO MÉTRICAS DE AVALIAÇÃO

Olá, boa tarde.
Eu fiz passo a passo das aulas com a base de dados fornecido para o desafio. Porém, testei DIVERSOS modelos de classificação e nenhum chegou a sequer um valor satisfatório. Testei o DecisionTreeClassifier, o RandomTreeClassifier, LinearRegression, SVC, KNN, Naive Bayes (Bernoulli). Acredito que seja por conta da base de dados pequena(300 e poucos registros). Sei q o mais adequado nesse caso seria primeiro fazer o Kfould, mas acho q nao melhoraria tanto assim. Como que eu posso proceder nesse caso.

1 resposta
solução!

Ei! Tudo bem?

Com uma base pequena (≈300 registros) e possivelmente desbalanceada, é comum mesmo ter métricas baixas. Alguns caminhos práticos pra seguir:

1. Validação cruzada ajuda, sim. O K-Fold (ou StratifiedKFold) não “milagra” os resultados, mas dá métricas mais estáveis e evita conclusões baseadas em um split ruim.

2. Ajuste de hiperparâmetros faz muita diferença. Árvores muito rasas ou KNN com k inadequado derrubam desempenho facilmente.

3. Tente criar novas features a partir das existentes ou realizar transformações que possam ajudar a destacar padrões nos dados.

4. Cheque se os dados estão normalizados ou escalonados, especialmente para modelos como SVC e KNN, que são sensíveis à escala dos dados.

5. Além de apenas olhar para a acurácia, analise outras métricas como precisão, recall e F1-score, que podem fornecer uma visão mais completa do desempenho do modelo, especialmente se os dados estiverem desbalanceados.

6. Como sugerido no exercício, visualize as curvas ROC e de precisão-recall para entender melhor o desempenho dos modelos em diferenciar as classes.

Essas são algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o desempenho dos seus modelos.O processo de modelagem é iterativo e pode exigir várias tentativas e ajustes.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, conte conosco aqui no fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!