6
respostas

Desafio - Lógica de programação. Help me! :)

O código segue abaixo:

alert("Boas vindas ao nosso site!");
let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50
let saldoDisponivel = 1000;

alert("Erro! Preencha todos os campos");
let mensagemDeErro = "Erro! Preencha todos os campos";
alert(mensagemDeErro);

let nome = prompt("Digite o seu nome");
let idade = prompt("Digite a sua idade");
if (idade >= 18) {alert("Pode tirar a habilitação!");
}
  1. Fiz com base nas aulas e explicação do instrutor, mas como faço para testar o código e conferir se ele funciona normalmente? Lembrando que fiz no VSC, no arquivo app.js, mas quando atualizo a página nada acontece.
  2. Uma dúvida que me apareceu é: logo após a variável do saldo disponível, não seria interessante abrir um if? Pois a informação "Erro! Preencha todos os campos" só seria necessária SE a pessoa não preenchesse todos os campos, pois não? Como posso representar a "ausência de informação" no código?

Agradeço imenso a ajuda!

6 respostas

Oi, Rayssa! Como vai?

Você trouxe uma ótima reflexão sobre o uso do if e como validar campos antes de seguir o fluxo. Isso é bem comum no desenvolvimento de interfaces e mostra que você está atenta à lógica por trás da experiência do usuário.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigada!

Mas ainda estou em dúvidas sobre como validar meu código sem ter que apagar o código base que estamos a trabalhar no curso. Mesmo apagando e tentando esse código do desafio, ele não rodou.

Outra coisa é se não seria mesmo necessário abrir um if após a variável mencionada, e como faço para identificar a ausência de informação do usuário no meu código.

Help me!

Oi, Rayssa!

Sobre sua dúvida: como testar seu código no navegador e como identificar a ausência de informação do usuário, vamos por partes.

1. Para testar seu código no navegador, você precisa linkar o app.js ao HTML. Se você só criar o app.js no VS Code e abrir o .html sem conectar os dois, nada vai acontecer mesmo.

Veja este exemplo de como montar seu arquivo HTML básico:

<!DOCTYPE html>
     <html lang="pt-br">
     <head>
       <meta charset="UTF-8">
       <title>Meu site</title>
     </head>
     <body>
       <script src="app.js"></script>
     </body>
     </html>

Salve esse arquivo como index.html na mesma pasta onde está o app.js. Depois, clique com o botão direito no index.html e escolha “Abrir com o Live Server” (se estiver usando a extensão no VS Code), ou apenas abra o arquivo com o navegador.

2. Sobre usar if para verificar se os campos foram preenchidos: sim, faz sentido!

Se você quer mostrar a mensagem de erro somente quando o usuário não preencher os campos, pode fazer assim:

let nome = prompt("Digite o seu nome:");
     let idade = prompt("Digite a sua idade:");

if (nome === "" || idade === "") {
     } else {
       if (parseInt(idade) >= 18) {
         alert("Pode tirar a habilitação!");
       }
     }

O que esse código faz:

• Verifica se nome ou idade estão vazios (ausência de informação).
  • Se estiverem, mostra a mensagem de erro.
  • Caso contrário, verifica se a idade é maior ou igual a 18 e mostra a mensagem sobre habilitação.

Dica: prompt sempre retorna uma string, então use parseInt para comparar idade como número.

Fico à disposição.

Obrigada, Armano! O novo código ficaria assim:

let nome = "Lua";
let idade = 25;
let numeroDeVendas = 50

let nome = prompt("Digite o seu nome");
let idade = prompt("Digite a sua idade");

// Se o usuário não preencher algum campo, exibir mensagem de erro;
} else {
}

Penso que o comando parseInt ainda irei estudar, mas já vejo mais lógica agora.

O que me surgiu agora é se há mesmo a necessidade de um IF após um ELSE, mas acredito que são coisas que ainda vou entendendo com o tempo. Thank you very much!

Criei o html e conectei ao app.js, mas quando abro em extensão live server aparece uma tela branca. Será que é porquê não tem o arquivo CSS?

Oi, Rayssa!

Sobre sua última dúvida: a tela branca no navegador usando o Live Server não tem relação com a ausência de um arquivo CSS, e sim com o conteúdo do seu HTML e se há algum erro no seu JavaScript que esteja impedindo a execução do código.

Vamos resolver isso:

1. Verifique se o HTML está estruturado corretamente e se o app.js está na mesma pasta. Use esse exemplo como base:

<!DOCTYPE html>
     <html lang="pt-br">
     <head>
       <meta charset="UTF-8">
       <title>Meu site</title>
     </head>
     <body>
       <script src="app.js"></script>
     </body>
     </html>

2. Corrija os conflitos no seu código JS. Você está declarando as variáveis nome e idade duas vezes. Isso pode causar erro e impedir que o código funcione.

Ajuste seu app.js assim:

let numeroDeVendas = 50;

let nome = prompt("Digite o seu nome:");
     let idade = prompt("Digite a sua idade:");

// Verifica se os campos foram preenchidos
     } else {
       }
     }

3. Sobre seu comentário do if dentro do else: isso é totalmente válido! Ele representa uma condição dentro de outra, e essa estrutura é chamada de condicional aninhada. Com o tempo, você vai se familiarizar com esse tipo de lógica.

4. Se ainda aparecer tela branca, aperte F12 no navegador (ou clique com o botão direito e vá em InspecionarConsole) para ver se há alguma mensagem de erro. Isso vai te ajudar a entender onde o código está travando.

Fico à disposição.

Obrigada pela ajuda!