Olá, pessoal!
Segue abaixo o resultado que cheguei neste desafio:
INCLUINDO NOVA PLANILHA NO MODELO DE DADOS EXISTENTE (PARA GERAÇÃO DAS DINÂMICAS):
Antes de fazer esse passo, tivemos que incluir, via CSV, os dados históricos de vendas, podendo ser visto em https://cursos.alura.com.br/forum/topico-projeto-importando-dados-externos-com-power-query-548116.
Depois de tratado, cliquei na tabela, depois na guia INSERIR cliquei em Tabela Dinâmica e depois da caixa de diálogo aberta, cliquei em "Adicionar estes dados ao modelo de dados":
ELABORANDO AS DINÂMICAS (BASE PARA O DASHBOARD):
O processo envolveu 3 dinâmicas, sendo ela para cada topico do Dash: VENDAS MENSAIS, VENDAS POR CATEGORIA E RANKING DE VENDEDORES, e cada uma delas foi elaborada assim:
- VENDAS MENSAIS
Para realizar o vendas mensais, foi necessário somente selecionar os dados da nova planilha adicionada no modelo de dados (nomeada como TB_Vendas_Hist): Data (deixando somente ANO e MÊS, pois temos dois anos distintos na base), Total e Quantidade. Ficando assim:
- RANKING DE VENDEDORES
Para essa dinâmica, foi necessário criar relação entre a nova planilha (TB_Vendas_Hist) e a planilha INTERVALO (nome dado ao local que está os dados dos vendedores COD x NOME) e essa relação foi feita clicando na guia Dados, depois na seta de Power Pivot, e depois em Relações:
Depois disto, na caixa de diálogo, clicar em NOVO para fazer essa nova relação, sendo ela na primeira linha puxando a tabela TB_Vendas_Hist, com a coluna também relacionada de VENDEDOR, e na segunda linha a tabela INTERVALO, com a coluna CODIGO, ficando assim:

Após, foi o momento de montar a dinâmica, selecionando o nome do vendedor na planilha INTERVALO e o Total na planilha TB_Vendas_Hist, assim:
- VENDAS POR CATEGORIA (DAX NO POWER PIVOT)
Para a ultima planilha, se fez necessário um cálculo usando a linguagem DAX para calcular a representatividade de cada categoria e qual a diferença para o total dela (como vimos na aula 4). Com isso, o primeiro passo foi abrir o Power Pivot (sendo ele uma guia específica ou na guia DADOS sessão Ferramenta de Dados). As fórmulas usadas dentro do Power Pivot foram:
* Calculo por categoria: =SUM(TB_Vendas_Hist[Total])
* Calculo total: =SUMX(ALL(TB_Vendas_Hist);TB_Vendas_Hist[Total])
* Calculo para saber a representatividade de cada categoria: =SUM(TB_Vendas_Hist[Total])/SUMX(ALL(TB_Vendas_Hist);TB_Vendas_Hist[Total])
* Calculo para saber o restate da representatividade por categoria: =1- (SUM(TB_Vendas_Hist[Total])/SUMX(ALL(TB_Vendas_Hist);TB_Vendas_Hist[Total]))
Depois disto, criados as novas medidas, salvamos o power pivot e voltamos para a aba de dinâmicas. Lá, coloquei da seguinte maneira a formação dessa terceira dinâmica (sendo esses dados selecionados todos da TB_Vendas_Hist)
Por fim, ficou assim:
ELABORAÇÃO DOS GRÁFICOS
Para a montagem do dashboard, foram criados os gráficos, conforme já fizemos em exercícios anteriores:
- Combinação: para usar no Vendas Mensais, em que a quantidade em valor viria nas barras e a quantidade em unidade na linha;
- Barra: para demonstrar o ranking de vendedores, classificando do menor para o maior na dinâmica;
- Rosca: para cada categoria, usando linha a linha entre nome da categoria + representatividade em % + restante;
SEGMENTAÇÃO DE DADOS MÊS E ANO
Foi necessário criar duas segmentações de dados, uma para mês e outra para ano. A segmentação desse dash foi criada a partir da dinâmica dos vendas mensais, pois era mais claro. Depois de criadas dentro da aba das dinâmicas, elas foram transferidas e alocadas no Dashboard.
***CONTINUA NOS COMENTÁRIOS: ***