1
resposta

Dependências

O material está confuso e pelo print a seguir é possível observar que foi citada a dependência "actuator", sendo que segundo a documentação, essa dependência é utilizada se o projeto também estiver usando webflux com Spring Boot 2 ou Spring Boot 3:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Outro detalhe, na transcrição diz:

No Postman, com o campo de endereço com o caminho "http://localhost:8082/pedidos-ms/pedidos/1" clicaremos no botão "Send" do lado direito da tela para verificarmos o pedido. Perceba que ele retorna um status "404: Not Found", logo, o serviço está parado.

Qual serviço está parado? Pedidos? Gateway? Server? (Creio que seja Pedidos {depois de fazer inúmeros testes}. Acho que faltou detalhar um pouco mais pois para quem está tendo um primeiro contato com o assunto, cada detalhe faz toda diferença.

1 resposta

Olá Lucas, tudo bem?

Sobre o Spring Boot Actuator, ele é um módulo do Spring Boot que fornece recursos para monitoramento e gerenciamento de aplicativos em execução. Ele expõe várias informações e métricas sobre o aplicativo, permitindo que você acompanhe seu desempenho, verifique o status de diferentes componentes e tome ações adequadas, se necessário.

Ao adicionar a dependência do Spring Boot Actuator em seu projeto, você terá acesso a endpoints específicos que podem ser invocados para obter informações sobre o estado e o funcionamento do aplicativo. Alguns exemplos de endpoints disponíveis incluem:

  • /actuator/health: Retorna informações sobre a saúde geral do aplicativo, indicando se está em execução e se há problemas conhecidos.
  • /actuator/info: Exibe informações gerais sobre o aplicativo, como nome, versão e detalhes adicionais configurados.
  • /actuator/metrics: Oferece métricas do aplicativo, como uso de CPU, uso de memória e estatísticas de solicitações HTTP.
  • /actuator/beans: Lista todos os beans gerenciados pelo contêiner do Spring.
  • /actuator/env: Apresenta informações sobre as propriedades de configuração do ambiente em que o aplicativo está sendo executado. Esses são apenas alguns exemplos de endpoints disponíveis no Spring Boot Actuator. Você pode configurar e personalizar quais endpoints estão habilitados, bem como adicionar seus próprios endpoints personalizados.

O actuator pode ser utilizado junto com o Webflux, mas também pode ser utilizado sem ele.

Quanto ao serviço que está parado, pelo trecho de código que você mencionou, parece que o serviço "Pedidos" está parado, já que ao fazer a requisição "http://localhost:8082/pedidos-ms/pedidos/1" no Postman, está retornando um status "404: Not Found". Porém, é importante verificar todas as informações e testar diferentes cenários para ter certeza.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software