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Definição do P.O

o P.O é da equipe do desenvolvimento ou é um funcionário / contratado do cliente?

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Oi Delcio,

O P.O. precisa necessariamente ser alguem que entenda bem/tenha visão do negócio, domínio.

É preferível que ele não seja da equipe de desenvolvimento, uma vez que o PO precisa estar disponível para responder sobre o produto, priorizar o Backlog, e precisa estar em constante comunicação com o Cliente. Sendo assim, fica difícil realizar essas tarefas e ainda desenvolver, sendo que em alguns casos pode haver conflito de interesses.

O P.O. pode ser tanto alguém do Cliente, como uma pessoa da empresa contratada.

Um P.O. vindo do Cliente pode ter bastante domínio do negócio, porém provavelmente não entende de Metodologia Ágil, e não conseguirá tirar o máximo proveito da equipe. Além disso, quando o cliente "envia" um P.O., essa pessoa geralmente já tem um trabalho na empresa além desse, e acaba por ter que se dividir e, novamente, não conseguir realizar as tarefas descritas.

Já um P.O. da empresa contratada pode entender muito de Ágil, conhecer a equipe e estar sempre disponível. Porém como o nome diz, ele tem que dominar o produto, domínio, e em alguns casos isso pode ser muito difícil.

Logo, de onde o P.O. vem pode variar, e isso traz vantagens e desvantagens em ambos os casos. É necessário fazer um análise do negócio e conversar com o Cliente para saber o que será decidido.

Espero ter ajudado :)

Embora entenda que a resposta está perfeita, gostaria de colaborar com um trecho de artigo da Scrum Alliance intitulado: "Seu Cliente Não é Seu Dono do Produto"

O trecho diz: "Às vezes, quando uma organização está adotando Scrum como seu modelo de desenvolvimento, a seguinte coisa infeliz acontece: Um tomador de decisão com autoridade sobre o time que será formado está tentando alocar as pessoas existentes para cada um dos papéis do Scrum, e ele pensa, "dono do produto... bem, isso é, obviamente, o cliente.

Errado. Em quase todos os casos."

Artigo completo em: https://www.scrumalliance.org/community/articles/2012/november/your-client-isn-t-your-product-owner