Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dashboard final

Boa tarde, Equipe Alura!

Gostaria de compartilhar meu dashboard e tirar algumas dúvidas também!

Dentre os pontos principais, destaco uma adaptação às medidas de faturamento, para que pudessem ser alteradas conforme filtragem de data (canto superior direito do Dashboard).

Para isso, utilizei a função RELATED para vincular a coluna Preço Unitário, presente na tabela de Marketing, à Tabela de Logística. Assim, foi possível ter o faturamento vinculado às datas de compra por meio de um SUM nessa coluna. Da mesma forma, o CALCULATE pode ser utilizado para compor, junto ao filtro de data, um filtro por categoria de livros para fazer as análises exclusivas.

Na parte esquerda, trouxe alguns cartões com o objetivo de enriquecer a análise. Uma dúvida que tenho é referente aos filtros de maior e menor receita. Utilizei a notação de N superior, conforme imagem a seguir.

Entretanto, caso faça algum filtro de data ou categoria e alguma editora não tenha vendido livro algum, não é ela quem é mostrada como menor receita. Na verdade, é exibido a menor receita não nula, como no caso em que filtro pela categoria Fantasia, em vez de trazer a editora "Povo do livro", que não teve nenhuma receita nessa categoria, é exibido a editora Anciões. Gostaria de saber se há como ajustar isso. Para demais casos, funciona normalmente.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAgradeço imensamente pelo conteúdo disponibilizado nesse curso. Solicito gentilmente um auxílio nessa parte de filtros, bem como alguma consideração acerca do dashboard.

1 resposta
solução!

Oi, João! Como você está?

Nossa, gostei muito do resultado do seu dashboard! Fico feliz em saber que os conhecimentos estão sendo tão proveitosos para você.

Esse comportamento do filtro em relação à menor receita está relacionado à forma como o Power BI trata valores nulos ou ausentes. A editora não é considerada como tendo a menor receita, pois tecnicamente ela não tem uma receita (valor) para ser considerada na comparação.

Uma forma de contornar isso é criando uma medida que verifica se a receita é nula e, em seguida, atribui valor 0 para garantir que ela seja considerada na comparação. A função ISBLANK pode te ajudar. Com a medida criada, você pode utilizá-la dentro do filtro para que o Power BI considere as editoras sem vendas quando aplicar o filtro de menor receita.

Acredito que esse desafio possa ser empolgante para você! Caso tenha alguma dúvida, fico à disposição para conversarmos melhor.

Parabéns por seu trabalho e desenvolvimento, João. Continue praticando, você vai longe.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!